Vídeos para emagrecer

Lançamento de martelo

No lançamento, o martelo pode chegar mais de 110 Km/h

por Everson Alves

A prova de lançamento de martelo é uma prova de muita força e técnica. Muitos estudos da biomecânica dos movimentos da prova estão sendo feitos. É uma prova espetacular. Basta dizer que o martelo, logo após o arremesso, atinge velocidades maiores que 110 Km/h.

O martelo utilizado é um equipamento com uma alça em uma extremidade e uma esfera metálica na outra. Ao todo, são 7,2 Kg na prova masculina e 4 Kg na feminina.

A modalidade está presente nos jogos olímpicos desde 1900, Olimpíada de Paris. Porém, somente os homens competiam. A prova feminina foi disputada pela primeira vez apenas na Olimpíada de Sydney, no ano de 2000.

O ritual da prova exige muita concentração do atleta. Após girar por 3 ou 4 vezes o martelo lentamente e com o corpo parado, o atleta começa o giro do corpo com o martelo. Nesta fase o martelo se encontra em um ângulo perto de 45º com as pernas do atleta. Com mais 4 ou 5 giros e aproveitando o espaço do círculo de lançamento, o atleta levanta os braços e lança o martelo.

A prova masculina é dominada pelos países do leste europeu e Rússia. O atual recorde data de 1986 e foi conquistado por Yuriy Sedykh, da União Soviética. Já a prova feminina teve seu recorde quebrado recentemente pela polonesa Anita Wlodarczyk, com a marca de 77,96 m.

Lançamento de martelo

Lançamento de martelo. (divulgação)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: