Vídeos para emagrecer

Salto triplo

O salto triplo brasileiro tem grandes nomes: João do Pulo, Adhemar Ferreira da Silva e Jadel Gregório

por Everson Alves

O salto triplo está nas olimpíadas desde 1896 com a modalidade masculina e o primeiro campeão foi James Connolly. As mulheres começaram cem anos depois, em 1996 e a vencedora foi Inessa Kravets, da Ucrânia, Inessa é a recordista mundial com a marca de 15,50m, ao lado do atleta Jonathan Edwards, do Reino Unido, com 18,29m.

Alguns dados mostram que o salto triplo começou com os Celts nos Jogos Tailtianos, no século II. Antigamente, irlandeses e escoseses tinham o comando da prova, depois japoneses, autralianos e brasilieros foram se especializando. O atleta que participa do salto triplo precisa ser rápido e ter técnicas de saltos.

Os brasileiros como Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro grande saltador do país, bi-campeao (52 e 56) e Nelson Prudêncio (68) são conhecidos no salto triplo. João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, fez a marca de 17,89m e ficou com o recorde durante 10 anos. Jadel Gregório é o brasileiro mais conhecido atualmente no salto triplo. Jadel está entre os cinco melhores no ranking da IAAF. Em 2007 conquistou a marca de 17,90m, recorde sul-americano. Carlos Eugênio Pinto, Geraldo Oliveira, Helio Coutinho da Silva e João Rehder Neto também são atletas brasileiros conhecidos.

Em 2008 Pequim, N. Évora, de Portugal e F. M. Etone, de Camarões, foram campeões. Em 2009 Berlim, Phillips Idowu do Reino Unido e Yargeris Savigne de Cuba ganharam o Campeonato Mundial.

O atleta que participa do salto triplo pega impulso durante a corrida. Realiza um primeiro salto com velocidade e uma passada. A passada deve ser perfeita para manter a velocidade da corrida. O segundo salto e terceiro saltos devem manter a velocidade e preparar para a impulsão final. A impulsão final levará o atleta para caixa de areia e a finalização de seu salto. O salto é medido da tábua de impulsão à marca de queda. A ordem dos atletas que irão realizar o salto triplo é sorteada pela organização.

Salto triplo, olimpíada de 88. (divulgação)

Salto triplo, olimpíada de 88. (divulgação)

2 Comentários

Gabby on 8 de abril de 2013

Eu na verdade queria saber sobre a Biomecanica utilizada pelos atletas que fazem salto triplo, mas, amei o assunto! Ta bem legal!

JúniorXD on 8 de abril de 2013

E ai? Ta legal o assunto... Vou usar pro meu trabalho! VALEW!

Participe, deixe um comentário: