Parar de fumar – Como parar de fumar?

Parar de fumar e não engordar. Mantenha uma dieta balanceada e comece um exercício físico.

por Everson Alves

Parar de fumar não é uma tarefa muito simples. Várias pessoas no mundo todo sofrem com esse problema. A maioria dos fumantes sabe que o cigarro faz mal a saúde e mesmo assim não param de fumar, pois acham que não vão conseguir, que vão engordar, ficar triste ou qualquer coisa do tipo.

No Estado de São Paulo após a lei anti-fumo entrar em vigor, muita gente parou de fumar. Por exemplo, algumas empresas proibiram que os funcionários fumassem dentro da empresa fazendo com que eles saíssem da empresa para poder fumar do lado de fora, assim muitos deixaram de fumar para não ter que sair da empresa muitas vezes durante o dia.

Veja como parar de fumar. (Saudi.../flickr)

Veja como parar de fumar. (Saudi…/flickr)

Quando decidir para de fumar não fique adiando uma data, escolha um dia e determine que este dia seja o seu primeiro dia como ex-fumante. E comece a viver uma nova vida, uma vida saudável. É importante saber que a maioria dos ex-fumantes parou de fumar sozinho, sem a ajuda de alguém ou de algum órgão.

Primeiro veja quantos cigarros você fuma por dia, em que horas fuma mais e faça um teste pra ver qual a sua dependência em relação ao cigarro. Os fumantes se viciam em uma droga chamada nicotina presente no cigarro. Assim os primeiros dias sem cigarro vão ser os mais difíceis. Por isso é melhor escolher um momento bom da sua vida para deixar o cigarro.

Algumas pessoas escolhem parar de fumar gradualmente, ou seja, diminuindo o número de cigarros por dia. Outras preferem adiar a hora do cigarro, se esta acostumada a fumar às 9 horas da manhã passa a fumar às 11 horas no primeiro dia, à 1 hora no segundo e assim por diante, até parar de fumar. E existem pessoas que simplesmente param de fumar de um dia para o outro, determinam uma data e passam a cumpri-la.

O cigarro está associado ao câncer de pulmão, e a doenças do sistema cardiovascular, endócrino, dentre outros. Mulheres fumantes sofrem riscos durante a gravidez.

A maior reclamação das pessoas que param de fumar é o aumento de peso. Isso acontece porque quando chega a hora de fumar as pessoas comem e assim engordam mais do que o normal. É importante fazer uma dieta saudável aliada a exercícios físicos sempre e principalmente quando deixar de fumar.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: