Benefícios do óleo de coco para saúde

por Everson Alves

Muitas são as dietas que aparecem diariamente e junto com elas, várias substâncias que prometem ajudar a perder os quilinhos tão indesejáveis, de maneira mais rápida e prática. Uma dessas substâncias é o óleo de coco, que além de prometer colaborar para redução de peso, é cheio de propriedades benéficas ao organismo.

O óleo vegetal de coco é rico ácido láurico, e por isso, é muito procurado pela indústria química de cosméticos e pela indústria de alimentos. É pouco rançoso, fácil de derreter e formam emulsões estáveis e espuma, o que é muito bom para as indústrias, pois com isso, ele pode substituir a gordura animal em biscoitos, bolos, sorvetes entre outros. Ele ainda tem um alto grau de digestibilidade e bem maior que as demais gorduras, graças ao seu alto percentual de glicerídeos assimiláveis.

Como vantagens na saúde, várias coisas podem ser citadas. Uma delas é que o óleo de coco ajuda no balanceamento das taxas de colesterol do sangue, pois consegue manter ou aumentar o índice de HDL, o bom colesterol. Com isso, acaba por contribuir com a prevenção e com o tratamento de doenças neurológicas e cardiovasculares.

Segundo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition no ano de 1986, pessoas que se alimentam com ingredientes que têm algumas substâncias (ácidos graxos de cadeia média), que são encontradas no óleo de coco, tem um aumento grande em sua taxa metabólica, que pode chegar a 12%, sendo 8% a mais do que outros tipos de substâncias. Segundo estudos, organismo humano queima o óleo de coco três vezes mais rápido do que outras gorduras. A perda de peso ocorre quando o consumo é frequente e por longos períodos. Segundo estudos, colocando na alimentação diária os ácidos graxos de cadeia média por um longo tempo, encontrados no óleo de coco, e mantendo a mesma ingestão calórica, é possível perder peso.

Além disso, o óleo de coco ajuda no bom funcionamento da tireóide, na manutenção dos ossos fortes, prevenindo a osteoporose. Também protege o fígado dos efeitos tóxicos do álcool, ajudar a prevenir o câncer de mama e doenças neurodegenerativas, pois é rico em fitormônios. Colocar óleo de coco na dieta, além de ajudar a perder barriga, pode colaborar com o equilíbrio metabólico e consequentemente, melhorar a saúde.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: