Caminhada – Os benefícios da caminhada

Conheça os benefícios da caminhada. Um dos melhores exercícios físicos, a caminhada é uma alternativa barata e muito agradável para começar a se exercitar.

por Everson Alves

A caminhada é uma das atividades físicas mais simples, agradável e barata. A maioria das pessoas caminha para perder peso e aumentar sua qualidade de vida. Poucas pessoas sabem, mas o que diferencia uma caminhada de uma corrida é que na caminhada, apenas um pé deixa o contato com o chão por vez, ao passo que na corrida os dois pés saem do chão.

Uma boa maneira de caminhar é 5 vezes por semana de 30 a 60 minutos. Isso melhora muito a saúde, reduzindo risco de vários tipos de câncer, diabetes tipo 2, ansiedade, problemas do coração e depressão. Combinando a caminhada com uma alimentação saudável, pode-se perder peso e ainda prevenir doenças cardíacas, reduzindo o colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL.

Saiba mais sobre simuladores de caminhada

Uma pessoa caminha em média na velocidade de 80 metros por minuto. Seguindo a sugestão de caminhar de 30 a 60 minutos diariamente, chega-se a distância de 2,5 a 5,0 Km. Por semana de 12,5 a 25,0 Km e mensalmente temos de 50,0 a 100,0 Km. É um treino razoável, seus pés merecem cuidados especiais. A escolha do tênis adequado para a prática da caminhada é muito importante.

Caminhada emagrece?

Na busca por métodos incríveis de emagrecimento eficientes e rápidos, as pessoas se esquecem do básico. Não existem milagres!

O primeiro a ser observado é a famosa fórmula:

(calorias dos alimentos ingeridos) – (calorias gastas em exercícios físicos)

Se o resultado da equação acima for positivo, você está ganhando peso. Veja que estamos utilizando a expressão “ganhar peso” e não engordar. Muitas pessoas ganham peso sem ganhar gordura para o corpo, ganham principalmente massa muscular.

Se o resultado for negativo, a pessoa perde peso. É isso então? Comer pouco e caminhar muito? Não é só isso, devemos nos alimentar corretamente para não prejudicar nosso corpo.

Caminhar emagrece? A resposta é sim, qualquer exercício físico ajuda na tarefa de emagrecer, desde que com uma alimentação regulada.

Gasto de calorias durante a caminh

Garotas com ótimo humor durante caminhada.

Garotas com ótimo humor durante caminhada. (mikebaird/flickr)

ada

Em linhas gerais, a caminhada gasta os seguintes valores de calorias:

Caminhada leve (3 Km/hora) – cerca de 250 calorias por hora

Caminhada moderada (5 Km/hora) – cerca de 330 calorias por hora

Caminhada forte (7 Km/hora) – cerca de 430 calorias por hora

Aproveite e veja a tabela completa de Gasto Calórico.

Simulador de caminhada

Um aparelho muito famoso que ganhou adeptos é o simulador de caminhada. Este aparelho apresenta algumas vantagens. O exercício é feito sem grandes impactos, ideal para pessoas com reumatismo e problemas ortopédicos.

O simulador pode ser uma boa oportunidade para pessoas que moram em lugares violentos e não há lugares seguros para caminhar. Muitas pessoas não gostam do ambiente da academia e preferem fazer exercícios na própria casa.

Saiba mais sobre Simuladores de caminhada

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: