400 metros com barreira

Saber poupar um pouco de energia pode ser o segredo nos 400 metros com barreira

por Everson Alves

Os 400 metros com barreira são realizados na pista de atletismo. Cada atleta deve permanecer sempre na sua raia e a largada é semelhante aos 400 metros rasos – atletas desalinhados largam a partir dos blocos de saída.

A evolução técnica nesta prova trouxe para as pistas atletas mais fortes e mais rápidos, possibilitando menos passadas entre uma barreira e outra. Porém velocidade e força não são suficientes para um bom rendimento. O atual recordista mundial dos 400 metros com barreira tem 1 passada a menos que os outros competidores em cada corrida entre as barreiras.

Assim como nos 100 e 110 com barreiras, os 400 metros com barreira é uma combinação de uma rápida corrida entre as barreiras e um ritmo adequado para realizar o salto sobre as barreiras. Toques nas barreiras sem intenção não são motivo de punição.

Os principais atletas masculinos já ultrapassaram a barreira dos 47 segundos e as atletas femininas buscam ainda romper os 52 segundos. Os americanos dominam os 400 metros com barreira.

Movimento de salto dos atletas sobre a barreira nos 400 metros com barreira.

Detalhe do movimento de salto dos atletas sobre a barreira. (Gio JL/flickr)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: