Lançamento de dardo

O lançamento de dardo exige muita força do atleta

por Everson Alves

O lançamento de dardo é uma das provas mais antigas que se tem notícia. Algumas de suas variações, como o arremesso ao alvo já era praticado há mais de 2700 anos.

Essa modalidade das provas do atletismo de campo exige muita força, técnica e concentração do atleta. Originalmente, a técnica do arremesso era utilizada para a caça e para a guerra. Hoje, o esporte é mais sofisticado e um complexo estudo da biomecânica da prova é feita para que o atleta atinja seu máximo desempenho.

A corrida para o lançamento deve ser com uma aceleração suave e a parte final deve ter o objetivo principal de preparação para o arremesso. O lançamento de dardo é uma prova que combina a explosão da corrida e técnica dos eventos de salto. Após o lançamento, o dardo pode atingir velocidades acima de 110 Km/h.

Os dardos são fabricados em metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. Na prova masculina, os dardos devem pesar no mínimo 800 gramas e na prova feminina pesam no mínimo 600 gramas.

Muito popular nos países nórdicos europeus, das 69 medalhas disputadas na prova de lançamento de dardo, 32 foram conquistadas por atletas da Suécia, Noruega e Finlândia.

Os recordes mundiais pertencem à República Tcheca. O recorde masculino foi cravado em 1996 e a marca é de 98.48 metros. Já no feminino, o recorde do lançamento do dardo é de 72.28, da atleta Barbosa Spotakova.

Arremesso de dardo.

Arremesso de dardo.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: