Revezamento 4 x 100 metros

Como todo revezamento, os 4 x 100 metros prende a atenção de todos

por Everson Alves

O revezamento 4 x 100 metros é uma prova de velocidade onde os atletas devem completar uma volta na pista de atletismo. Cada participante deve correr carregando um bastão e passá-lo ao próximo atleta.

Esse tipo de competição exige muito treino dos atletas, especialmente nos 20 metros de transição, onde há a passagem do bastão. Além da transição, a colocação dos atletas faz parte de uma complicada estratégia. O último dos quatro corredores é conhecido como a âncora – o mais experiente e geralmente o mais rápido.

A troca de bastão é especialmente complicada no revezamento 4 x 100 metros. No revezamento 4 x 400 metros não há maiores problemas, já que a velocidade dos atletas é menor. As trocas de bastão em finais olímpicas masculinas são realizadas em menos de 2 segundos. Após os 100 metros rasos, o 4 x 100 metros prende a atenção de todos, sempre como chegadas emocionantes.

Os atuais recordistas mundiais são os jamaicanos, com tempo de 37,10 segundos. O time conseguiu essa marca nas Olimpíadas de Pequim, com a participação de dois grandes atletas: Usain Bolt, atual recordista mundial nos 100 e 200 metros rasos e Asafa Powell, ex-recordista mundial dos 100 metros rasos.

Revezamento entre Lucimar Moura (esq.) e Thaissa Presti nas Olimpíadas de Pequim.

Revezamento entre Lucimar Moura (esq.) e Thaissa Presti nas Olimpíadas de Pequim. (Washington Alves/COB)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: