Salto em distância

O Brasil tem muita tradição no salto em distância

por Everson Alves

O salto em distância é praticado desde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Os homens começaram em 1896 e em 1948 foi a vez das mulheres começarem a competir. O recordista mundial é Mike Powell, dos Estados Unidos, em 1991, em Tóquio que saltou 8,95m. Galina Chistyakova, da União Soviética, saltou 7,52m em 1988, em Leningrado e é a recordista mundial feminina.

O recorde mundial em 1986 era de 6,35m e passou a ser 8,95m com o decorrer dos anos. Carl Lewis foi quatro vezes campeão olímpico em: 1984, 1988, 1992 e 1996.

A atleta brasileira Maurren Higa Maggi é a 12ª colocada no ranking de recordes mundiais, ela saltou 7,26m, em Bogotá, em 1999. O primeiro recorde brasileiro foi da atleta Elizabeth Clara Muler, que ganhou o I Campeonato Brasileira em 1940. Elizabeth saltou 4,83m. O atleta Jaime R. Bordalo Freire foi o primeiro recordista brasileiro, em 1925, no I Campeonato Brasileira, com a marca de 5,06m.

Em Pequim 2008, na categoria de salto em distância masculino Irving Jahir Saladino Aranda ganhou a medalha de ouro, Khotso Mokoena a de prata e Ibrahim Camejo a de bronze. Na categoria feminina Maurren Maggi foi ouro, Tatyana Lebedeva prata e Blessing Okagbare bronze. No ano de 2009, Dwight Phillips e Brittney Reese foram os campeões mundiais.

Antigamente os atletas carregavam halteres nas mãos para aumentar o empuxo à frente. Hoje em dia isso não acontece mais. Os atletas correm em uma pista de demarcada com borracha e saltam o mais longe possível para dentro de uma caixa de areia ou de cascalho. Na hora do salto, o atleta lança os dois pés para frente, assim seus pés são os primeiros a marcarem o chão. Essa deve ser a marca que servirá para a medição da distância. O oficial da prova medirá da plataforma de decolagem até a marca na areia para saber o resultado.

O saltador poderá fazer três tentativas e apenas a sua melhor marca será contada. O vencedor é o atleta que conseguir o maior salto em distância.

Salto em distância.

Salto em distância. (divulgação)

2 Comentários

Fernando santos

Me ajudou muito!

Gabriel Lopes pires

Como faço pra vira um atleta de salto a distância??

Participe, deixe um comentário: