Atestado médico para praticar exercícios físicos

Muito se comenta a procura de um médico antes do início da prática de exercício físico. Mas como deve ser essa avaliação. Saiba um pouco sobre o atestado médico.

por Everson Alves

Você precisa de um atestado médico. Já ouvimos isso muitas vezes.

Antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício é necessário passar por um médico para verificar o seu estado de saúde e quais os exercícios que você pode praticar. Musculação, corrida, futebol, tênis, natação, qualquer tipo de atividade precisa ser feita com cuidado e principalmente com saúde. O médico é a pessoa ideal para dizer que tipo de esporte você pode praticar.

Atestado médico. (ED´WW day_dae (esteemedhelga)/flickr)

Atestado médico. (ED´WW day_dae (esteemedhelga)/flickr)

As academias devem estar preparadas para solicitar um atestado médico antes da prática de qualquer exercício e esse atestado deve ser renovado a cada seis meses, no máximo uma vez por ano. Porém algumas academias fazem um tipo de avaliação física e os alunos são examinados pelos preparadores físicos da própria academia.

Muitas vezes durante a avaliação os preparadores físicos, não perguntam ou não realizam todos os exames necessários. Apenas um médico está preparado para emitir um atestado afirmando que o paciente está apto a realizar musculação ou qualquer outra atividade, especificando os problemas encontrados durante o exame.

O médico deve fazer a anamnese que é o histórico familiar (pessoas na família com problemas de diabetes, problemas de coração, morte súbita, arritmias, dentre outros) e o histórico das doenças do paciente (tonturas, asma, crises de convulsão ou qualquer outro problema que o paciente tenha), exame físico e exames subsidiários (como eletrocardiograma e teste ergométrico).

O atestado médico é um documento de responsabilidade do médico, ou seja, se acontecer algo com o paciente o médico vai ser consultado.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: