Correr faz muito bem para seu coração

Aprenda o que acontece com seu coração durante a corrida

por Everson Alves

Diversos estudos comprovam que correr 30 minutos por dia faz muito bem para seu coração. A corrida ajuda você a ter uma vida mais saudável e mais longa. Não só a corrida, mas os exercícios aeróbicos em geral fazem muito bem ao seu corpo, especialmente ao coração.

Os exercícios aeróbicos fazem com que seu coração ‘bombear’ mais sangue para o corpo por um período muito maior se comparados com os exercícios anaeróbicos que exigem um trabalho intenso e curto do seu coração.

Mulher correndo na praia.

Mulher correndo na praia. (Rennett Stowe/flickr)

Vamos todos sair correndo então? Não sem antes tomar algumas precauções. Exames médicos são muito importantes para uma avaliação do estado de saúde de cada pessoa. Entre os procedimentos mais comuns realizados estão o teste ergométrico e o ecocardiograma. Todo esse cuidado tem um porquê. Se por um lado os exercícios são necessários e saudáveis, por outro, se realizados sem planejamento podem representar um sério risco para o coração.

Sempre a prevenção é o melhor remédio. Alguns sintomas como desmaios, tonturas, dores no peito e problemas para respirar devem ser a dica para procurar um cardiologista.

Durante a corrida, seu corpo consome mais oxigênio e sua respiração aumenta a frequência. Para levar o oxigênio extra para todo o corpo, seu coração vai bater mais intensamente. Haverá também dilatação dos seus vasos sanguíneos que ajudam a chegada do oxigênio e a retirada do CO2 do metabolismo das células. Tudo isso tem um resultado certo, seu coração vai trabalhar bastante e em um ritmo bem constante durante a atividade.

Vários planejamentos de treinamentos para corrida se baseiam na frequência cardíaca. A frequência é determinada de acordo com a intensidade desejada na atividade, a idade e o nível de preparação do atleta na corrida. Para medir a frequência de batidas do seu coração, existem vários monitores cardíacos disponíveis no mercado.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: