Qual a idade do seu coração?

A idade do seu coração depende da sua qualidade de vida

por Everson Alves

Todo mundo sabe quantos anos tem, certo? Mas você sabe qual a idade do seu coração? Pois é, o coração tem uma idade diferente de pessoa para pessoa, depende muito de como ele é tratado. Ou seja, depende dos riscos que uma pessoa tem para desenvolver uma doença cardíaca, o chamado risco metabólico.

Cinco medidas definem os riscos de ter uma doença cardíaca:

  • Obesidade abdominal
  • Taxa de glicose no sangue
  • Taxa de colesterol
  • Taxa de triglicérides e
  • Pressão arterial.

Essas medidas mostram os riscos de ter ou não uma síndrome metabólica. A partir dos fatores de risco acima, é possível tomar providências para tratar cada medida antes que a pessoa adquira uma doença cardíaca ou uma diabetes do tipo 2.

Você sabe a idade do seu coração? (Patrick J. Lynch (1999)/wikimedia)

Você sabe a idade do seu coração? (Patrick J. Lynch (1999)/wikimedia)

Por exemplo, um homem pode ter 40 anos, mas seu coração pode ter 70 se este homem apresentar colesterol alto, obesidade abdominal, pressão alta e histórico familiar de doenças cardíacas. Se este homem fumar, beber uma cervejinha socialmente e ainda jogar bola apenas nos fins de semana, os riscos cardíacos aumentam ainda mais.

Qualquer diferença da idade do coração para a idade real da pessoa já é um aviso que não deve ser ignorado. A medida da cintura abdominal nunca prendeu a atenção dos médicos. Porém, nos últimos anos, os médicos descobriram que acima de 94 cm para homens e 80 cm para mulheres é um fator de risco.

O fumo está em primeiro lugar como um dos fatores difíceis de controlar, seguido pela vida sedentária e a obesidade abdominal. Manter um peso ideal também é difícil, muitas pessoas se esforçam em dietas restritas e emagrecem, mas quando acabam a dieta voltam a engordar tudo que perderam. A gordura trans é a mais perigosa para o coração.

É importante mostrar para a sociedade quais os riscos das doenças do coração. As pessoas têm que saber a pressão arterial, o valor do colesterol, a medida de gordura abdominal, dentre outros, pois milhares de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças cardíacas.

Para evitar qualquer problema pratique atividade física, faça uma dieta saudável e equilibrada, não fume e não beba para que seu coração tenha a mesma idade que você.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: