Por que ficamos mais doentes no inverno?

No inverno as pessoas ficam mais doentes. Resfriados, gripes e problemas respiratórios são exemplos de doenças que atacam no inverno.

por Everson Alves

Com a chegada do frio, chegam também os espirros, as tosses e outros problemas, com o frio chegam as doenças de inverno. Na verdade essas doenças aparecem durante o ano todo, mas têm mais frequência no inverno. Quem mais sofre com isso são as crianças e os idosos, que têm o organismo mais debilitado.

Por que isso acontece? Com o frio e a baixa umidade do ar, as pessoas mantêm as portas e janelas fechadas para se proteger do frio, esse ambiente é ótimo para a transmissão de doenças. É muito importante manter o ambiente sempre arejado, no frio ou no calor, um ambiente bem ventilado é sempre bom para a saúde.

Frio no inverno

Frio no inverno

As doenças que atingem a garganta e o aparelho respiratório são as mais frequentes, como: asma, rinite, resfriados, sinusite, amidalite, doenças pulmonares, otite, bronquite, meningite, gripe e muitas outras. Diferente do que muitos pensam gripe e resfriado, têm sintomas diferentes. A gripe causa febre e dor muscular, mas têm algumas vacinas que são feitas com base nos subtipos de vírus. O único problema é que a vacina não previne do resfriado.

A gripe em idosos é perigosa, pois pode debilitar mais o organismo e o caminho fica aberto para outras doenças como a pneumonia e as infecções. A vacina não previne todos os tipos de gripe, mas reduz muito as chances de ficar gripado.

Beber muito líquido, fazer atividades físicas, ingerir alimentos ricos em vitamina C, trocar as roupas de cama com frequência, evitar locais fechados, secar roupas no sol e manter as mãos limpas, lavando-as sempre, é importantes para prevenir doenças de inverno. Quando tratadas as doenças não tem gravidade, mas levam a morte ao se complicarem. Nunca deixe de procurar um médico ao sentir algum sintoma.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: