Amitriptilina

Detalhes sobre a substância amitriptilina.

por Everson Alves

A amitriptilina é um dos medicamentos utilizado no tratamento de depressão. Esse antidepressivo é um medicamento muito conhecido. Pode demorar até um mês para fazer efeito, mas seus efeitos colaterais aparecem rapidamente. A amitriptilina funciona como um bloqueador de ataques de pânico, da síndrome do pânico.

A amitriptilina pode causar sintomas como a boca seca, prisão de ventre, tonteiras, dores de cabeça, sedação, zumbidos, aumento do apetite, ganho de peso, taquicardia, diminuição da libido, crises convulsivas (em pessoas com epilepsia), problemas de visão, cansaço, fraqueza, nervosismo, agitação, fotossensibilidade, sudorese, dormência na língua e movimentos involuntários dos músculos.

Caixa de amitriptilina.

Caixa de amitriptilina.

A amitriptilina é indicada para o tratamento de depressão, doenças maníaco-depressivas, distúrbios depressivos na psicose. A dosagem deve ser definida pelo médico de acordo com as necessidades do paciente. O medicamento deve mostrar o efeito de 1 a 6 semanas de tratamento.

Os usuários de amitriptilina não devem ingerir bebidas alcoólicas. Devem tomar cuidado ao dirigir por causa da sonolência. É importante usar um substituto da saliva já que a boca está seca. Menores de 12 anos não devem usar a amitriptilina.

Quem sofreu de infarto do miocárdio não deve utilizar o medicamento no período de recuperação. Os usuários de amitriptilina devem ter cuidado em cirurgias, por causa do risco de sangramentos. É preciso tomar cuidado ao mudar de posição, levantar devagar quando estiver sentado ou deitado. Não tomar sol. É importante ingerir alimentos ricos em fibras e beber bastante líquido.

Sempre cheque a pressão arterial, a frequência do pulso, a pressão intra-ocular. Faça testes de função do fígado, função cardíaca e vá ao dentista duas vezes ao ano checar o estado dos dentes, quando tomar amitriptilina.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: