Anvisa e a Sibutramina

Sibutramina e o novo controle da Anvisa.

por Everson Alves

A Anvisa definiu novas regras de controle para a sibutramina.

A sibutramina é um medicamento utilizado como inibidor de apetite. O consumo de sibutramina cresceu assustadoramente nos últimos anos no Brasil. Esse uso abusivo desse medicamento foi constado em pesquisa divulgada pela Anvisa. Segundo o estudo, o consumo em 2009 foi de quase 2 toneladas no Brasil. Estamos falando de quase 3 doses diárias por 1000 (mil) habitantes.

Anvisa e o uso de sibutramina. (S. Diddy/flickr)

Anvisa e o uso de sibutramina. (S. Diddy/flickr)

O medicamento sibutramina era vendido apenas como tarja vermelha e receita branca. A partir da mudança, o medicamento passará a ser tarja preta e vendido apenas como tarja preta. As cores do receituário indica se há ou não numeração da vigilância sanitária. A cor azul da receita indica que a Anvisa de certa maneira controla a distribuição do remédio.

As mudanças deverão ser cumpridas no prazo de 180 dias a partir da data de publicação da resolução RDC 13/2010 que foi publicada no dia 30 de março de 2010.

A Anvisa já mostrava sinais que iria tomar alguma atitude em relação à sibutramina. Em janeiro de 2010, houve a divulgação de um alerta sobre o estudo SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes). A partir do estudo, a agência responsável da União Européia suspendeu a venda da sibutramina.

A sibutramina é muito consumida para o emagrecimento. O princípio de funcionamento da droga é “simples”, ela inibe o apetite, dando uma sensação de saciedade para o paciente.

 

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: