Serotonina

Serotonina, a substância vital para o sistema nervoso e para o corpo.

por Everson Alves

A serotonina é uma substância que age no sistema nervoso.

Os neurotransmissores são moléculas que levam mensagens das células para o cérebro, ou seja, são responsáveis pela comunicação no sistema nervoso. A serotonina é um desses neurotransmissores e está diretamente ligada ao humor, assim como a dopamina e a noradrenalina. Os antidepressivos usados na cura da ansiedade, da síndrome do pânico, de fobias, dentre outros, ajudam a aumentar o trabalho dos neurotransmissores.

Neurotransmissores e a serotonina.

Neurotransmissores e a serotonina.

A serotonina é muito importante para o sistema nervoso, ela atua em quase todas as funções cerebrais. É uma substância produzida naturalmente no cérebro. Alterações na sua na atividade causam várias doenças como o Mal de Huntington, tremor familiar, síndrome das pernas inquietas, problemas de sono, agressividade, comportamento compulsivo, problemas afetivos, etc.

A quantidade de serotonina determina se o individuo está deprimido, violento, irritado, impulsivo ou guloso, por exemplo. A serotonina tem a função de calmante, funciona como uma substância sedativa. Ela é responsável pela liberação de alguns hormônios, pelo sono e pelo apetite.

Pessoas deprimidas possuem pouca serotonina no sistema nervoso. Quando isso ocorre os médicos receitam inibidores da receptação de serotonina. Assim há uma melhora significativa de humor graças ao aumento da serotonina. Essa substância por ser um calmante ajuda a diminui a dor, relaxa, melhora o humor, a atividade sexual, atividades motoras e ajuda no controle da temperatura corporal.

A banana, o chocolate e o vinho são ricos de triptofano, um precursor da serotonina. Tomar sol e o ato sexual faz com que o organismo libere mais serotonina também.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: