SNGPC

O SNGPC busca gerenciar os medicamentos controlados.

por Everson Alves

O SNGPC é um sistema desenvolvido pela ANVISA para gerenciar os medicamentos controlados. SNGPC significa Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.

Na última década, acompanhamos um acentuado crescimento do uso de medicamentos para diversos propósitos. Grande parte dessa medicação é vendida em drogarias e farmácias em condições indevidas. Seja por médicos que prescrevem medicamentos de forma equivocada ou drogarias que vendem os produtos sem autorização e forma irregular, o uso abusivo dessas drogas podem trazer sérios riscos para a saúde pública.

SNGPC da ANVISA

SNGPC da ANVISA

Os medicamentos que mais se destacam pelo uso intenso são os anabolizantes e os derivados anfetamínicos. Curioso notar que os dois grupos de drogas são voltados para o culto ao corpo perfeito. Os anabolizantes são muito utilizados em academias para facilitar o ganho de músculos. As anfetaminas são utilizadas para a perda de peso, graças ao seu efeito que provoca sensação de saciedade e consequente perda de apetite. O caso das anfetaminas parece ser o mais grave para o controle do SNGPC, o Brasil figura como o maior consumidor per capita da droga, com 9,1 doses diárias para cada 1000 habitantes. (dados de 2002 e 2004).

O sistema nacional SNGPC surge como uma maneira de se controlar mais intensamente o consumo e distribuição de medicamentos controlados. O SNGPC atua na fiscalização da distribuição dos medicamentos. No início da sua implantação, o SNGPC atuará mais efetivamente na movimentação de medicamentos em drogarias e farmácias.

Confira os Resultados 2009 do SNGPC.

O SNGPC busca atingir alguns objetivos principais, como o monitoramento e praticidade de todo o processo na distribuição desses medicamentos. Porém, indiretamente, o SNGPC pode trazer vários objetivos que são de grande valia para a ANVISA e para toda a sociedade brasileira. Um desses tópicos é a possibilidade de total monitoramento dos hábitos de prescrição dos profissionais da saúde e consumo regionalizado no país.

Isso permitirá a construção de projetos focados em cada problema de cada região.

A fiscalização passar por uma parte interessante. A ANVISA padronizou  uma tecnologia que permitirá todos estabelecimentos falarem a mesma língua, ou seja, todos envolvidos na distribuição dos medicamentos são obrigados a seguirem um padrão de transmissão de dados. Essa simples padronização no SNGPC levará à uma nova dinâmica no processo e uma rápida otimização das ações a serem tomadas pela ANVISA.

Veja mais detalhes sobre o SNGPC no site da ANVISA.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: