A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou os resultados do ano de 2009 do SNGPC, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
O Estudo realizado pela Anvisa visa mostrar a capacidade do SNGPC. Umas finalidades do sistema SNGPC é justamente a grande possibilidade de monitoramento da distribuição dos medicamentos controlados.
Através desses estudos, o governo pode tomar atitudes bem específicas perante a política de saúde pública.
A motivação para criação do SNGPC em 2007 veio do consumo desenfreado de medicamentos pela população. Esse consumo aumenta a cada ano e o Brasil lidera o ranking mundial em várias substâncias.
O SNGPC, ainda em implantação nacional, já apresenta alguns dados interessantes sobre sua adesão.
A seguir, tabela mostrando a evolução da capacitação no SNGPC em todo território nacional.
Substâncias focadas na análise do SNGPC
No mês de outubro de 2009, a agência começou a avaliar alguns grupos de medicamentos. O primeiro grupo escolhido foi os inibidores de apetites. O mais famoso desses inibidores é a sibutramina, também conhecido como Cloridrato de Sibutramina.
A partir de estudos feitos por organismos internacionais, o consumo de sibutramina pode trazer sérios riscos ao coração do paciente. Com esses estudos em mãos, os organismos de saúde da União Europeia decidiram suspender a distribuição do medicamento.
Os seguintes medicamentos emagrecedores também foram escolhidos para análise no SNGPC:
- anfepramona
- femproporex
- mazindol
Os medicamentos que agente como estimuladores do sistema nervoso também foram focados:
- cloridrato de fluoxetina
- cloridrato de metilfenidato
Cloridrato de Sibutramina
A sibutramina é bastante prescrevida para tratamento da obesidade. Seu princípio de atuação no corpo se resume a alterar a recaptação de noradrenalina e serotonina no sistema nervoso central. Como essa alteração, o paciente passa a diminuir sua necessidade de se alimentar, devido à sensação de estar saciado. Com o paciente se alimentando menos em um tratamento aliado com exercícios físicos, o emagrecimento é conseguido com certa facilidade.
Através da análises de todos os dados do SNGPC, os 5 maiores estados consumidores de sibutramina per capita são:
- 1. Santa Catarina
- 2. Distrito Federal
- 3. Paraná
- 4. São Paulo
- 5. Goiás
Com informações do site do SNGPC do portal Anvisa.