Chá verde e benefícios do chá verde na alimentação

É verdade que além de todos seus benefícios, o chá verde ainda emagrece?

por Everson Alves

Apesar do gosto amargo, beber algumas xícaras de chá verde diariamente faz bem. O chá verde tem muitas vantagens nutricionais, mas vem ganhando a cena por parecer milagroso na hora de perder peso. O chá tem efeitos antioxidantes que são da catequina, uma substância que controla os radicais livres, diminui o risco de doenças cardiovasculares e protege contra o envelhecimento precoce. Ainda previne o câncer, pois além da catequina, possui bioflavonoides.

Veja vídeo sobre como Chá emagrece.

O chá verde faz bem para a pele e os pesquisadores ainda estão estudando os efeitos que o chá tem na melhora da memória. O aumento da temperatura corporal já foi comprovado. O que isso tem a ver com queimar calorias? Com o aumento da temperatura corporal, acontece um aceleramento do metabolismo, o que favorece a perda de calorias. Para isso é recomendado de cinco xícaras a um litro de chá verde diariamente, durante três meses pelo menos.

Chá verde na sua alimentação. (EverJean/flickr)

Chá verde na sua alimentação. (EverJean/flickr)

Com efeitos anti-inflamatórios o que equilibra o organismo e o mantém longe das inflamações, o chá, diminui também o acumulo de gorduras. Mas isso não significa que o chá tem poderes de emagrecimento, para perder peso significativo a ingestão do chá precisa estar ligada a uma dieta e a atividade física. O chá sozinho não vai fazer ninguém perder milhares de calorias. O chá se torna apenas um benefício ao emagrecimento.

A bebida deve ser evitada no período noturno para não atrapalhar o sono, pois tem cafeína. E após as refeições porque a cafeína prejudica a absorção da Vitamina C e do ferro vindos da refeição. Pessoas sensíveis a cafeína podem ficar irritadas, mal humoradas e com dor de cabeça.

Para não sofrer com o sabor amargo do chá é possível combiná-lo com erva cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca. O ideal é prepará-lo na hora do consumo e tomá-lo em jejum pode ser mais eficaz, a melhor temperatura do chá quando for tomá-lo em jejum é morno, nos outros horários pode escolher a temperatura. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite não devem tomar o chá verde.

2 Comentários

Julio

Boa noite, seu texto me esclareceu algo que não sabia. A dificuldade de absorção de vitamina C pela ação da cafeina. Sempre tomei cafeina pela manha(manipulada,pois não gosto de café) junto a vitamina C, por achar que esse seria o melhor horario para a vitamina. A cafeina eu tomo por conta dos treinos intensos de musculação, pois me da mais disposição. Se eu tomar primeiro a vitamina C, aguardar cerca de 1 hora e tomar a cafeina, ainda assim haverá perda na absorção?Obrigado.

Guilherme

Quanto tempo é ideal esperar após ou antes das refeições para tomar o chá verde?

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