Soja – Os poderes da soja

Além de prevenir doenças, a soja ainda é muito saudável para o organismo!

por Everson Alves

Ao falarmos de alimentos funcionais lembramos logo da soja, uma leguminosa nutritiva, fonte de proteínas, ferro e minerais, que atua na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer de próstata e do câncer de mama e muitas outras.

A soja é cultivada na China, há mais de 5 mil anos e já foi considerada uma das 5 plantas sagradas na época. Mas ficou conhecida mundialmente há poucos anos, quando descobriram os benefícios que ela traz para a saúde e a versatilidade de pratos que proporciona.

Soja na prevenção das doenças cardíacas. (amicor/flickr)

Soja na prevenção das doenças cardíacas. (amicor/flickr)

Um dos alimentos mais cultivados e mais pesquisados no mundo é a soja que além de tudo é muito saudável. Esta leguminosa pode ser utilizada como soja fresca, semente de soja seca, leite de soja, nozes de soja, tofu, carne de soja, farinha de soja e muito mais.

Além desta gama de cardápios a soja regulariza o ciclo menstrual, alivia os sintomas da menopausa, reduz o colesterol, a diabetes, previne arteriosclerose, o mal de Alzheimer, trombose, osteoporose, insuficiência renal, diarreia e alergia infantil, e claro como já foi dito previne doenças cardiovasculares, o câncer de próstata e de mama.

A soja ainda provoca uma rapidez na recuperação muscular sendo usada pelos atletas. Precisa de mais algum motivo para incluir a soja em suas refeições diárias?

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: