Dores no joelho

Uma das articulações que mais trazem problemas para os praticantes de corrida é o joelho.

por Everson Alves

O joelho é uma das articulações que traz mais problemas aos corredores, porque é um dos lugares do corpo que sofre mais impactos durante a corrida. Por isso, os atletas que aderem a esse esporte devem se preocupar em proteger os joelhos dos fortes impactos que são as causas das lesões.

O joelho é formado por ligamentos, meniscos, cartilagem e osso, e o problema de um corredor pode estar associado a uma dessas estruturas. Quando os corredores forçam o joelho, chegando a seu limite, podem desgastar a cartilagem ao redor do joelho e sofrer dor em longo prazo, dependendo do caso.

Machucado no joelho durante corrida. (lisibo/flickr)

Machucado no joelho durante corrida. (lisibo/flickr)

O tratamento pode ser feito com aplicações de gelo e uma diminuição das atividades. A corrida em terreno plano ou alterações na marcha podem ajudar. Para prevenir essas dores é necessário fazer alongamento e se hidratar corretamente, pois ao correr o organismo perde muito líquido e essa perda pode trazer muitos problemas.

A musculação é essencial para fortalecer os músculos do joelho e de todo o corpo. Apenas um médico pode avaliar corretamente uma lesão no joelho.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: