A cinta modeladora é um equipamento feito geralmente em tecidos elásticos que se adequam em todos os tipos de corpos.
Os modelos utilizados são vários e de diversos tecidos. Algumas são fabricadas de neoprene e microfibras e também tem o poder de ser anti-alérgicas.
Esses tipos de cintas são utilizados para diversos propósitos e benefícios:
» Pós-operatório: os pacientes utilizam cintas após alguns tipos de cirurgias que necessitam de uma certa compressão sobre o corpo. Dependendo do tipo da cirurgia, o paciente pode ser obrigado a utilizar a cinta modeladora por mais de 40 dias. Na lipoaspiração, por exemplo, o paciente utiliza a cinta compressiva para ajuda a manter a postura ereta e também para prevenir e evitar as famosas dobras na barriga. Um papel fundamental das malhas que trabalham na compressão do corpo é compactar os tecidos que sofrerão algum tipo de trauma durante a cirurgia. Alguns médicos, não todos, recomendam a utilização de cinta pós-parto.
» Modelagem do corpo: as cintas modeladoras são muito utilizadas para a parte estética do corpo também. Mulheres e homens vestem as cintas para ocasiões especiais e também para o dia a dia na esperança de obter um corpo melhor distribuído. As diversas marcas prometem vários milagres: aparência com até 10 Kg a menos, redução da barriga, modelagem das coxas, levantar o bumbum e até suavizar as marcas de flacidez e de celulite. É claro que para o uso estético, essas cintas não trabalham o corpo em si, elas apenas “maquiam” um pouco a aparência.
» Postura do corpo: muitas pessoas utilizam esse tipo de cinta para manter uma postura ereta da coluna. Uma correta postura das costas ajuda a prevenir inúmeras doenças.
A cinta modeladora emagrece?
A resposta é não. Emagrecer significa perder peso ou gordura do corpo, ou seja, alterar de alguma forma a composição do seu organismo. Esses cinturões elásticos não emagrecem, eles apenas modelagem a aparência do corpo. Há pessoas que comentam que se utilizado por longos períodos, esses cinturões poderiam alterar a localização de algumas costelas e afinar a cintura.
Confira todos os modelos de cinta modeladora do mercado!
Cinta da Lady Gaga
Recentemente, a cantora Lady Gaga lançou moda. Em um show da turnê Monster Ball, a cantora americana utilizou uma cinta modeladora como figurino para o espetáculo.
Cinta modeladora Yoga
As cintas Yoga têm a função de massagear o corpo e não comprimir como a maioria das cintas do mercado. O fabricante comenta que através da massagem no corpo, o organismo consegue eliminar toxinas e líquidos presentes no corpo. Essa drenagem de substâncias auxilia o organismo em vários problemas: diminui a celulite e as gorduras localizadas.
Com a eliminação de certos líquidos, a melhora na pele pode ser notada também.
Cinta modeladora masculina
Os homens passaram a utilizar esse tipo de cinta pela questão estética. Além de aparentar uma postura bastante ereta, há ainda a sensação de diminuição da barriga. Para casamentos, festas e eventos especiais, o público masculino usa e abusa dos cinturões elásticos, já que eles ficaram abaixo do terno e não serão percebidos.
Cinta modeladora Esbelt
Os produtos da marca Esbelt são feitos em sua maioria em 100% algodão emborrachado ou cotton também.
Cinta modeladora pós-parto
As cintas cirúrgicas pós-parto são recomendadas apenas por alguns médicos. Uma parte dos médicos argumenta que as cintas deixam a musculatura fraca por não trabalhar na sustentação do corpo. No caso, a cinta faz todo o trabalho de manter a correta postura da coluna.
Faixa abdominal
A faixa abdominal é uma faixa que é utilizada na altura da cintura e que geralmente possui fechamento com velcro. Sua função é modelar o abdômen e ajudar na postura também.
São modelos mais simples e que dependendo do caso podem ser mais eficientes.