Palmilhas e palmilhas de silicone

As palmilhas devem ser utilizadas com indicação médica. Se utilizadas corretamente, podem trazer grandes benefícios para as articulações.

por Everson Alves

A palmilha é um revestimento utilizado entre a planta do pé e o solado do calçado. Existe um tipo de palmilha adequada para ser utilizada por corredores. Essas palmilhas são feitas de materiais que absorvem o suor e evitam a alta temperatura nos pés, assim como as meias. Além disso, o material das palmilhas absorve grande parte dos impactos da corrida. As palmilhas de silicone devem ser usadas mais para tratamentos medicinais e nem tanto para corredores.

Um objetivo muito importante das palmilhas é controlar e reduzir o excesso de pronação na passada do atleta. Isso traz inúmeros benefícios para todas as articulações utilizadas durante a corrida. A palmilha ajudará muitos problemas biomecânicos da corrida, realinhando o pé e o tornozelo do atleta, restabelecendo as funções naturais do pé.

Palmilha especial para corrida.

Palmilha especial para corrida.

Pessoas com dores nas articulações devem utilizar palmilha para sua corrida. A grande maioria dessas dores são causadas pelo desiquilíbrio dos ossos dos pés, durante a pisada.

Dicas: As palmilhas devem ser introduzidas lentamente na corrida. Nos primeiros dias, utilizar apenas em pequena parte do treino e depois vá aumentando. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a palmilha não causa “dependência”. Enquanto usamos uma palmilha, ela apenas aliviará os impactos da corrida. Igualmente, as palmilhas de silicone auxiliam na caminhada do dia a dia.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: