Maratona de São Paulo – Se prepare para a maratona

A Maratona Internacional de São Paulo se tornou uma das maiores provas de corrida de rua no Brasil.

por Everson Alves

A XVI Maratona Internacional de São Paulo será realizada no dia 02 de maio de 2010. Daqui a menos de 1 mês, milhares de corredores irão se aventurar pelas ruas da maior cidade do Brasil.

Muitas pessoas começam a treinar sonhando um dia completar uma maratona. Não é raro ver corredores treinando até mais de 1 ano para conseguir a façanha de correr os mais de 42 Km da maratona.

A prova desse ano apresenta alguns números interessantes. O número total de inscritos será limitado em 18.000 atletas. O evento também contará com várias modalidades. Além da própria maratona, teremos as corridas de 25 Km, de 10 Km e uma caminhada com distância de 3 Km.

Para cada modalidade há um número específico de inscritos. Por exemplo, na maratona são somente 5.000 atletas. Portanto, visite a página da Maratona de São Paulo e faça logo sua inscrição.

Chegando perto de toda competição, vários corredores se esforçam nos treinos, tentando recuperar o tempo perdido. Muita calma nessa hora. Não será em algumas semanas que o trabalho será feito. Participar de uma prova como a maratona exige uma intensa preparação de vários meses.

O resultado de uma preparação de última hora pode ser desastroso. Contusões são muito comuns quando o atleta tenta superar seus limites em um curto espaço de tempo.

Maratona Internacional de São Paulo (Rodrigo Kono/flickr)

Maratona Internacional de São Paulo (Rodrigo Kono/flickr)

Para toda prova, alguns cuidados devem ser tomados. Confira algumas dicas:

1. A primeira dica é: não se mate de treinar na última semana. Seu corpo precisa descansar. Em uma semana seu condicionamento dificilmente irá melhorar significativamente.
2. Veja todos os detalhes para a prova. Separe sua roupa, seu tênis com antecedência. NUNCA experimente nada novo nas provas. Deixa para estrear o seu tênis novo em algum treinamento, usar ele pela primeira vez em uma maratona pode ser um grave erro.
3. Hidratação. Procure se hidratar de maneira igual aos seus treinamentos. Não invente de beber algo de amigos. Muitas pessoas acham que tomando algum energéticos, isotônico ou se alimentando de algum gel, o rendimento irá aumentar. Não faça nada de diferente de seus treinamentos. Pode significar a desistência da prova.
4. A Maratona de São Paulo terá quase 20.000 participantes. Isso implica em muita gente, muita gente mesmo. Procure seguir o seu ritmo sempre. Com tantos corredores, fica fácil perder o ritmo. Se preferir, leve seu cronômetro digital e acompanhe seu ritmo.
5. Como São Paulo é uma cidade grande e o trânsito não é dos melhores, se prepare para chegar antes no local da prova. Antes da prova, procure se aquecer bem e se hidratar.

Boa sorte na Maratona de São Paulo!

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