Vídeos para emagrecer

Arremesso de peso

O arremesso de peso necessita de muita força dos atletas

por Everson Alves

Para arremessar pesos é preciso força e velocidade. O arremesso de peso é uma das modalidades do atletismo. Nela, o atleta precisa arremessar o peso o mais longe que ele conseguir.

O arremesso de peso começou nos Highland Games, na Escócia, onde os atletas arremessavam pedras, começou a fazer parte das olimpíadas apenas em 1896, em Atenas. Robert Garret, atleta dos Estados Unidos, foi o primeiro campeão olímpico. As mulheres começaram a competir nos jogos olímpicos apenas em 1948 e a francesa Micheline Ostermeyer foi campeã.

O recorde mundial está com Randy Barnes dos Estados Unidos que arremessou a marca de 23,12m, em 1987. Na prova feminina, Natalya Lisovskaya da União Soviética fez a marca de 22,63m, em 1987. Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, Tomasz Majewsky ganhou medalha de ouro, Christian Cantwell de prata e Andrei Mikhnevich de bronze. Na categoria feminina quem ganhou o ouro foi Valerie Vili, Natallia Mikhnevich ganhou a prata e Nadzeya Ostapchuk o bronze.

A bola usada no arremesso de peso masculino pesa 7,26kg, já a de arremesso de peso feminino pesa 4kg. O atleta se locomove em uma área demarcada de aproximadamente 2m e só pode sair desta área quando o peso estiver parado. Na fase classificatória os atletas arremessam três vezes, os oito melhores podem lançar mais três vezes, totalizando seis arremessos.

Para jogar é preciso apoiar o peso contra o pescoço, acima do nível do ombro e pressioná-lo até o momento do arremesso. O competidor pode ser penalizado quando sair do circulo demarcado pela parte da frente, encostar na borda demarcada, arremessar fora da área permitida, segurar o peso a baixo do nível do ombro, demorar mais de 90s para arremessar ou não conseguir parar e perder o controle.

Existem várias técnicas para arremessar peso. Dentre elas, de deslocamento lateral, linear e a de deslocamento em rotação. O movimento de arremesso do peso deve ser feito seguindo as fases: preparação, deslocamento, posição de força, arremesso e recuperação.

 

Arremesso de peso.

Arremesso de peso. (divulgação)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: