Fabiana Murer

por Everson Alves
  • Data de Nascimento: 16/03/1983
  • Peso e altura: 54.00kg | 1.72m
  • Melhores marcas: Salto com vara » 4,82 m
Foto de Fabiana Murer.

Foto de Fabiana Murer.

Paulista de Campinas, a saltadora Fabiana Murer conheceu o salto com vara por um acaso. Assim como sua principal adversária, a recordista mundial Yelena Isinbayeva, Fabiana tinha o sonho de ser uma ginasta olímpica. Porém a altura de 1,72 m não favoreceu a prática do esporte e Fabiana com incentivo do pai foi realizar um teste de atletismo.

No teste de corrida e salto em distância em 1997, Fabiana foi muito bem e abandonou a ginástica e começou a treinar salto com vara com seu atual técnico, Élson Miranda de Souza.

Atual recordista brasileira e sul-americana, Fabiana Murer se tornou um dos destaques do esporte nacional. Logo ao completar 18 anos, Fabiana foi incentivada pelo seu técnico e mudou para São Paulo, para se concentrar nos treinamentos. Após um período de adaptação e muito treinamento, a brasileira surgia com uma das grandes promessas ao se destacar por três anos consecutivos (1998-2000) no campeonato Sul-americano Júnior. Em 2000 foi décima colocada no Campeonato Mundial Júnior, realizado em Santiago, Chile.

Logo que chegou ao profissional, Fabiana não obteve os resultados que esperava e hoje comenta dos dois motivos que dificultaram seu desempenho: início do curso de Fisioterapia que reduziu seu tempo de treinamento e mudança completa na técnica do salto com vara por sugestão do técnico Vitaly Petrov (técnico do grande saltador Sergey Bubka).
Logo no final do curso de fisioterapia, Fabiana quebrou a barreira do 4,00 metros no salto com vara. A partir do final de 2003, a carreira da atleta só evoluiu a cada ano. Em 2005, quebrou o recorde brasileiro que era de 4,40 m e em 2007 no Pan do Brasil, Fabiana viveu uma de suas maiores emoções ao saltar 4,60 m.

Nas Olimpíadas de 2008, Fabiana foi prejudicada pelo sumiço de uma de suas varas e não pode competir em igualdade com suas competidoras. Com seus expressivos resultados e com esse episódio, Fabiana Murer ganhou fama nacional e vem participando de várias campanhas publicitárias.

Hoje, Fabiana Murer é uma das 5 melhores saltadoras do mundo e possui a 7ª melhor marca do salto com vara de todos os tempos. Essa marca veio no Troféu Brasil de 2008 quando saltou incríveis 4,80 m. Bem perto do recorde mundial, Fabiana está muito focada nos treinamentos e espera disputar os próximos mundias e a próxima olimpíada e brigar pelo recorde mundial.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: