20 e 50 Km de marcha atlética

A marcha atlética testa a resistência do atleta ao extremo.

por Everson Alves

A marcha atlética é uma prova olímpica praticada por homens e mulheres. Os 50 Km de marcha atlética são realizados apenas como prova masculina. Essa modalidade é uma das mais desgastantes para os atletas, além da difícil técnica das passadas, os membros superiores devem trabalhar bastante para ajudar o desenvolvimento da marcha.

Durante a marcha, os atletas devem cumprir várias regras. A mais importante diz que o atleta não pode perder totalmente o contato com o solo durante toda a prova. Analisando a passada, antes da perna traseira sair do chão, a perna dianteira deve ter tocado o solo para início de uma nova passada.

A outra regra fala sobre a perna que começa a passada. A partir do momento que há o contato com o solo, essa perna deve permanecer reta até que se encontre na vertical – a perna não poderá ser flexionada.

Um grande nome dos 20 Km de marcha atlética foi o Robert Korzeniowski, atleta polonês. Durante os anos de1996 até 2004, o marchador Robert conquistou 4 olimpíadas e 3 campeonatos mundiais.

Ao mesmo tempo em que andar é uma atividade natural ao homem, a marcha atlética reserva algumas particularidades. Além das regras citadas acima, o tempo de prova é um desafio a parte nas provas de marcha atlética.

20Km de marcha atlética, Mundial de Helsinki/2005. Detalhe para o atleta ponteiro, dois pés no ar.

20Km de marcha atlética, Mundial de Helsinki/2005. Detalhe para o atleta ponteiro, dois pés no ar. (Tomisti/CreativeCommons)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: