5000 metros

5000 metros, a primeira prova de longa distância do atletismo

por Everson Alves

Os 5.000 metros é a primeira das provas de longa distância do atletismo. O desafio dos atletas é ter velocidade, alta resistência e uma estratégia acertada. A prova de 5.000 metros é uma adaptação das competições de 3 milhas. Os africanos e os finlandeses são os participantes mais tradicionais dessa modalidade.

A largada é efetuada com todos os competidores em linha. A partir do tiro de largada começa uma prova interessante onde o atleta precisa ter completa noção de ritmo a cada volta. A consciência do seu ritmo ajuda o perfeito estudo da prova. O “bote”, como é chamado o sprint final, deve ser certeiro.

Um corredor que erra, antecipando o sprint final pode ver seu rendimento cair nos últimos 200 metros. Embora a prova seja mais voltada aos corredores fundistas, alguns corredores de 800 e 1.500 metros se arriscam nos 5000 metros e costumam se dar bem pela velocidade das arrancadas nos últimos 1.000 metros.

A barreira dos 13 minutos foi quebrada apenas no ano de 1987, pelo marroquino Saïd Aouita. Um grande personagem da história das provas de 5.000 metros é o etíope Kenenisa Bekele que domina a prova há mais de 5 anos. Bekele, como é mais conhecido, detém o recorde mundial de 12m37s.

Final da prova dos 5000 metros.

Final da prova dos 5000 metros. (ActionPixs (Maruko)/flickr)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: