Decatlo

Decatlo, as dez provas que exigem resistência e muita técnica.

por Everson Alves

Decatlo é uma prova de atletismo praticada apenas pelos homens. A prova é composta de dez modalidades. A prova visa definir um atleta completo. Para conseguir esse título, o atleta precisa ter resistência e aptidão para diferentes atividades. O competidor é submetido a provas muito desgastantes. Os competidores podem perder até 6500 calorias no final de um dia de provas.

Os atletas competem em dois dias diferentes e são pontuados a cada modalidade. No primeiro dia participam dos 100 metros rasos, seguida pelo salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, e por último, os 400 metros rasos. No segundo dia os atletas participam do 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo, e finalizando, fazem a prova dos 1500 metros.

O decatlo passou a fazer parte dos jogos olímpicos em 1904. O primeiro medalhista olímpico foi o britânico Thomas Kiely. O decatlo era composto por corrida 100 jardas, salto em comprimento, lançamento de peso, alto em altura, marcha 880 jardas, 120 jardas com barreiras, salto com vara, corrida de 1 milha, lançamento de peso com 56 libras e lançamento do martelo. Em 1908 esta modalidade ficou fora dos jogos e em 1912 as modalidades do decatlo já eram as atuais. Em 1948 quem venceu a prova foi Bob Mathias, o campeão mais jovem da modalidade.

O primeiro atleta a ganhar fama no Brasil foi o atleta Ícaro de Castro Melo. Ícaro ganhou o X Campeonato Brasileiro em 1938 e obteve a marca de 5567 pontos. O recorde brasileiro é de Pedro Ferreira da Silva Filho com 8266 pontos.

Roman Sebrle, da República Checa, é o melhor atleta de decatlo atualmente. Roman atingiu a incrível marca de 9026 pontos em 2001. Tomas Dvorak, também da República Checa é o segundo com 8994 pontos. O campeão olímpico das Olimpíadas de Pequim foi Bryan Clay, dos Estados Unidos e o campeão do Mundial de Atletismo, em Berlim 2009, foi Trey Hardee dos Estados Unidos.

 

Atleta salta durante prova de decatlo. (Wilson Dias/ABr)

Atleta salta durante prova de decatlo. (Wilson Dias/ABr)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: