Heptatlo

Heptatlo, prova praticada apenas por mulheres

por Everson Alves

Heptatlo é uma prova composta de sete modalidades do atletismo. Esta prova é praticada apenas por mulheres, assim como o decatlo que consistem em dez provas, praticado apenas por homens. O heptatlo substituiu o pentatlo que era disputado por homens e mulheres. As várias modalidades do heptatlo são disputadas em dois dias. No primeiro dia são realizadas quatro provas e no segundo dia as três faltantes.

No primeiro dia as modalidade são os 100 metros com barreiras, o salto em altura, o arremesso de peso e os 200 metros rasos. No segundo dia, as atletas disputam o salto em distância, o lançamento de dardo e os 800 metros. Para ser considerada participante, a atleta tem que participar das sete provas, as quais são pontuadas separadamente. Cada atleta tem três chances nas provas de lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura e salto em distância.

Desde 1984 o heptatlo faz parte dos jogos olímpicos, começou nos Jogos de Los Angeles. Glynis Nunn foi a primeira campeão olímpica. Em 1988 Jackie Joyner-Kersee, dos Estados Unidos, conquistou o recorde mundial com 7291 pontos, e o detem até hoje.

Em 2008 Pequim, a campeã foi Nataliya Dobrynska, da Ucrânia. E em 2009 Jessica Ennis, do Reino Unido foi a vencedora no Mundial de Atletismo em Berlim. Carolina Klüft, é o destaque do esporte ultimamente. A atleta sueca foi campeã do mundo e campeã olímpica três vezes no heptatlo.

Mulheres dão a volta olímpica após heptatlo. (bryangeek/flickr)

Mulheres dão a volta olímpica após heptatlo. (bryangeek/flickr)

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: