Lançamento de disco

O lançamento de disco é uma prova bastante complexa

por Everson Alves

O lançamento de disco é considerado um dos esportes mais antigos do mundo. Há relatos de competições realizadas há mais de 2 mil anos. Os discos atuais pesam 2 Kg e tem 220 mm de diâmetro para os homens e 1 Kg e 181 mm de diâmetro na prova feminina.

As regras da prova evoluíram muito desde o começo do século passado. Alterações no tamanho e peso do disco e a introdução de um pequeno círculo de concreto para apoio dos pés visaram sempre melhorar o desempenho dos atletas. No caso do apoio para os pés, possibilitou ao atleta uma maior velocidade na rotação do corpo durante o lançamento de disco.

A biomecânica dos lançamentos de disco é muito estudada pelos técnicos e atletas dessa modalidade. O competidor deve alcançar uma alta velocidade de rotação e absoluto controle sobre o ritmo dos movimentos das pernas e braços para um perfeito lançamento.

Os atletas geralmente são fortes, com uma musculatura dos membros superiores bem desenvolvidas.

Os EUA são os grandes vencedores da história das provas de lançamento de disco masculino. Nas provas femininas, destacam-se as russas e alemãs. Os atuais recordes são: 74.08 m do alemão Jürgen Schult e 76.80 m da alemã Grabriele Reinsch.

O lançamento de disco é considerado por muitos a mais bela modalidade do atletismo pela complexidade e plástica dos movimentos.

Lançamento de disco.

Lançamento de disco.

1 comentário

Jose pereira da silva

Nao esta bem especificado,gostaria de saber quais os pesos do arremesso de peso,dardo e disco.

Participe, deixe um comentário: