Glossário Saúde e Atletismo Letra C

Cálcio

Mineral mais abundante no corpo humano. Para a saúde do nosso corpo, o cálcio auxilia na coagulação sanguínea, desenvolvimento da massa óssea e na transmissão de impulsos nervosos. Embora o leite e seus derivados tenham fama de ótimas fontes de cálcios, existem diversos outros alimentos que são mais ricos em cálcio. São eles: couve, laranja, brócolis, feijão, milho, etc.

Cãibra

Contração muscular involuntária causada geralmente por excesso de atividade muscular. Baixos níveis de sais minerais são fatores que aumentam as chances de ocorrerem cãibras.

Caloria

Medida de energia muito utilizada para caracterizar alimentos quanto ao seu valor energético. Em alimentos geralmente se utiliza o símbolo ‘cal’ quando na verdade o correto seria Kcal, ou seja, 1.000 cal. Para o cálculo das calorias em alimentos:

– lipídios = 9 calorias de energia por grama
– álcool = 7 calorias de energia por grama
– carboidratos e proteínas = 4 calorias de energia por grama

Veja a Tabela de Calorias dos Alimentos.

Canelite

Termo popular para uma lesão por estresse tibial medial, ou seja, uma sobrecarga óssea da tíbia. As principais causas da canelite podem ser evitadas com uso de calçado adequado na prática do esporte e correr em terrenos mais macios.

Ciclo cardíaco

Ciclo de movimentos involuntários durante uma “contração e relaxamento” do coração. Em adultos, um ritmo cardíaco normal está entre 60 e 100 batimentos por minuto.

Coelho

Atleta geralmente pago para forçar o ritmo em determinada competição esportiva. O atleta imprime um ritmo muito elevado na primeira metade ou 1/3 da prova e depois diminui o ritmo ou abandona a prova.

Colesterol

Lipídio presente no nosso corpo. Associado com doenças cardíacas e como vilão, o colesterol também tem seu lado bom. É essencial ao organismo para produção de hormônios, na digestão e importante na formação de membranas celulares.

Complexo B

Conjunto de vitaminas que atuam principalmente no metabolismo celular.

Creatina

Conjunto de aminoácidos fabricados pelas células. No esporte é associado com ganho de massa muscular e recuperação dos tecidos em geral. Encontrada em carnes vermelha e branca.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: