Glossário Saúde e Atletismo Letra D

Depressão

Nome genérico dado para uma alteração de humor da pessoa (grande tristeza e angústia). O transtorno depressivo tende a ser um comportamento duradouro já que o indivíduo apresenta importantes alterações neurológicas e fisiológicas.

Desidratação

Baixo nível de água no organismo. A principal causa de desidratação é a diarréia. Na prática de esportes, uma hidratação adequada é muito importante para um rendimento adequado.

Desnutrição

Doença ocasionada pela má alimentação da pessoa. Pode ser subnutrição, onde a alimentação é deficiente de nutrientes, por problemas de absorção do intestino, diarréia e outras doenças. Existe também a hipernutrição, onde o corpo está com excesso de nutrientes, acarretando mal funcionamento de vários órgãos do organismo.

Diabetes

Doença causa pela deficiência de produção ou ação da insulina no corpo humano. Nos últimos tempos se tornou um problema de saúde pública devido ao grande número de doentes diabéticos. Desenvolve inúmeros sintomas no corpo em quase todos os sistemas do organismo.

Diet

Produtos fabricados com restrição intencional de algum nutriente específico: gordura, determinado sal mineral, proteína ou carboidratos.

Diuréticos

Medicamento que agem nos rins, diluindo a urina e aumentando a eliminação de água do corpo.

Doping

O doping é o uso de substâncias ou métodos proibidos visando aumentar o desempenho esportivo. A proibição é feita pelas comissões organizadoras que regulam cada modalidade ou cada competição específica.

Doping genético

Uso de substâncias ou células produzidas para alterar o funcionamento do corpo, geralmente as reações endógenas. Em outras palavras, o corpo é estimulado a produzir fisiologicamente substâncias específicas que melhoram o desempenho do atleta. Daí surge a grande dificuldade em se detectar os atletas que utilizam desse tipo de método.

Dor muscular tardia

Dor causada após 1 ou 3 dias de realização de intensa atividade física.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: