Glossário Saúde e Atletismo Letra H

Hérnia abdominal

Saliência de uma porção de algum órgão por uma cavidade pré-existente ou cavidade ocorrida de forma acidental no abdômen.

HDL

Chamado de bom colesterol, o HDL é um proteína que tem a capacidade de carregar colesterol dos tecidos do organismo para o fígado.

Hemoglobina

Proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que tem a função de transportar o oxigênio e o gás carbônico entre os pulmões e o resto do corpo.

Hemorragia

Escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos. Pode ser interna, dentro do corpo ou externa, fora dos limites do corpo.

hGH

Hormônio do crescimento humano secretado pela hipófise e responsável pelo desenvolvimento de uma criança na fase de crescimento.

Hiperatividade

Na medicina é chamada de distúrbio do déficit de atenção, estado em que a pessoa apresenta problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Em crianças, a hiperatividade acarreta dificuldades de aprendizado e mudanças de comportamento.

Hipertensão arterial

Aumento anormal da tensão arterial.

Hipertermia

Elevação da temperatura do corpo acima do normal. Em atletas, ela pode surgir após um exercício intenso e prolongado sem adequada hidratação.

Hipertiroidismo

Produção excessiva de hormônios pela tireóide. Esses hormônios estimulam o metabolismo do organismo. O hipertiroidismo pode causar nervosismo, insônia, aumento da frequência cardíaca e vários outros problemas para o organismo.

Hipertrofia muscular

Aumento da massa muscular. A hipertrofia ocorre quando determinado músculo é exposto à alguma sobrecarga de força. Se realizada de forma saudável, a hipertrofia traz muitos benefícios ao corpo humano.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: