Glossário Saúde e Atletismo Letra L

Líquido sinovial

Líquido presente nas articulações que lubrifica todo o sistema articular, ossos, músculos, ligamentos e as próprias articulações.

LDL

Conhecido como colesterol ruim. O LDL tem a função de transportar colesterol e triglicerídeos no corpo humano. A má fama desse colesterol se dá quando seus valores estão acima do normal e isso acarreta graves problemas cardíacos.

LER (lesões por esforços repetitivos)

Irritação ou inflamação de músculos, nervos, tendões ou ligamentos causadas basicamente por posição inadequada corporal na execução de uma atividade por inúmeras vezes ou por tempo excessivo.

Ligamento

A função do ligamento é unir as cartilagens articulares que recobrem os ossos nas articulações.

Light

Produto semelhante ao diet, porém a restrição do nutriente deve ser de no mínimo de 25%. Lembrando que um produto light ou diet não reduz necessariamente a quantidade de calorias de um produto ‘normal’ – se a restrição de nutriente for de um sal mineral, por exemplo, não haverá redução calórica significativa.

Limiar aeróbico

Carga máxima de exercício que uma pessoa pode realizar sem que haja produção excessiva de lactato. O lactato é produto da glicólise anaeróbica e ocorre durante uma sobrecarga de exercício.

Lipídios

Mais conhecidos popularmente como gordura, os lipídios se caracterizam por serem compostos que são insolúveis na água e solúveis em álcool. No homem, funcionam como isolante térmico, membrana celulares (insolubilidade entre meio intra e extracelular), dentre outras.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: