A relação entre impacto e lesões durante a corrida

O impacto da corrida pode ser reduzido correndo em diferentes terrenos e utilizando o tênis certo para seu corpo.

por Everson Alves

Durante a corrida é necessário reduzir o impacto para prevenir as lesões. Se o impacto gerado pela atividade passar a capacidade do organismo de se recuperar, o atleta pode se lesionar. A lesão ocorre devido à frequência de estímulos e o nível de estresse.

Existe algumas maneiras de cuidar das lesões. A primeira é parar de correr. Muitas pessoas preferem diminuir o ritmo e tempo de treinamento a parar de treinar. Resultado, a lesão só vai se agravando. Há também outras maneiras de como ajudar na prevenção das lesões: utilizar um tênis adequado para corrida e correr em terrenos mais agradáveis.

Impacto corrida mulheres

Impacto corrida mulheres

O corpo humano não foi feito para correr diversos quilômetros sobre o asfalto. É melhor escolher superfícies naturais como: terra, grama e trilhas. Nesses locais é mais difícil de ocorrer lesões, pois o corpo sofre poucos impactos.

A musculação é uma boa aliada ao corredor, pois fortalece os músculos prevenindo as lesões.

O melhor a fazer é sentir o corpo. Se você perceber que uma lesão pode acontecer, normalmente o atleta sente pequenos incômodos quando uma lesão vai parecer, está na hora de descansar um ou dois dias. Descansar é a melhor opção. Descansado e livre da lesão, você pode voltar a correr normalmente sem dores. Não se esqueça de procurar um especialista para cuidar da lesão.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: