5 benefícios dos exercícios aeróbicos

5 benefícios que os exercícios aeróbicos podem proporcionar para sua saúde.

por Everson Alves

Independente da idade, os exercícios aeróbicos são importantes aliados no cuidado com o corpo. Os benefícios de exercícios aeróbicos realizados com certa frequência são comprovados pela ciência.

Você não precisa ser um atleta que pratica esporte todos os dias de maneira séria e competitiva. Uma simples caminhada diária de 30 minutos pode lhe garantir uma vida mais longa e saudável.

Simples mudanças de hábito podem representar uma melhora na saúde. Deixar o elevador de lado e subir de escada, caminhar a padaria, ir a pé ao trabalho, levar os filhos para um passeio de bicicleta no fim de semana. Use sua criatividade.

Mulheres exercício aeróbico

Mulheres exercício aeróbico (teammarche/flickr)

A seguir, alguns benefícios dos exercícios aeróbicos:

1. Reduz riscos de saúde. Os exercícios aeróbicos diminuem o risco de inúmeras doenças. Diabetes, alguns cânceres, doenças do coração e obesidade são alguns exemplos. Caminhadas ou exercícios de hidroginástica são ótimos para doenças reumáticas, como osteoporose.

2. Perder peso. Exercícios aeróbicos combinados com uma dieta saudável podem ser uma excelente combinação para perder peso com saúde.

3. Melhora do humor. Além dos benefícios físicos, os exercícios podem facilmente combater a depressão e falta de motivação. A atividade física reduz a tensão relacionada com o stress e a ansiedade.

4. Controle do colesterol. Praticar exercícios aeróbicos regularmente ajuda o corpo a produzir e manter o nível do bom colesterol alto (HDL). O bom colesterol é associado ao menor risco de ataques cardíacos, já que ele ajuda a eliminar as placas que obstruem as artérias. Resultado: menor risco de ataques cardíacos.

5. Melhora da resistência do sistema imunológico do corpo. Pessoas que praticam exercícios têm uma condição do organismo mais resistente a resfriados e gripes.

A maioria dos exercícios aeróbicos podem ser realizados por todas as pessoas, de todas as idades. Porém, se você leva uma vida sedentária, procure um médico antes de começar a praticar exercícios.

A avaliação de profissionais é muito importante. Por exemplo, se você sofre de reumatismo, exercícios aquáticos, são mais recomendados do que a corrida. Na corrida há grandes impactos para as articulações do corpo.

Sempre comece devagar, não tente recuperar o tempo perdido. Os exercícios aeróbicos devem ser feitos regularmente e por toda a vida.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: