Chocolate – O Chocolate faz bem para o coração?

Confira as curiosidades sobre o chocolate e suas influências no sistema cardíaco.

por Everson Alves

Um dos alimentos mais famosos e mais contraditórios que existe é o chocolate. Um docinho no meio da tarde ou depois das refeições, um doce usado pelas mulheres para ficar mais calmas em períodos pré menstruais, ou apenas para afogar as mágoas. O chocolate não pode ser comido em excesso, mas também não pode faltar. Além de ser delicioso, o chocolate faz bem para o coração, mas em excesso pode levar a pessoa à obesidade, como outros alimentos.

Cacau, manteiga de cacau, leite e açúcar são os ingredientes principais do chocolate. Alguns apresentam amêndoas, avelãs, passas e cookies. Assim o chocolate também possui nutrientes, minerais e antioxidantes específicos que previnem doenças. O ácido oleico presente no chocolate também é benéfico para o coração.

Chocolate pode fazer bem para seu coração. (Darwin Bell/flickr)

Chocolate pode fazer bem para seu coração. (Darwin Bell/flickr)

O chocolate é uma boa fonte de energia. Um componente presente no chocolate, principalmente no meio amargo é o flavan-3-ols, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, essa substância também é encontrada no vinho. É bom pro coração por amenizar a coagulação das plaquetas e a obstrução de vasos capilares da corrente sanguínea.

Antigamente os europeus diziam que o chocolate ajudava na digestão e aliviava o fígado. O chocolate também já foi usado para tratar os rins, anemia, tuberculose, dentre outros. Esta delicia também aumenta os níveis de serotonina e de feniletilamina no cérebro.

O consumo de chocolate deve ser moderado, pois cada 100g possui de 350 a 500 calorias e o excesso pode piorar a saúde cardiovascular. Algumas pessoas podem ter alergias, acne, cárie, dor de cabeça, devido ao uso de chocolates, mas o consumo moderado deve ser feito porque além de ser uma delícia, o chocolate ainda traz outros benefícios. O ideal é ingerir cerca de 30g por dia. Outra novidade é que alguns especialistas dizem que o chocolate traz tanta satisfação quanto o sexo.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: