Laringite

A laringite prejudica a voz, já que na laringe ficam as cordas vocais.

por Everson Alves

A laringite é a inflamação da laringe, onde estão as cordas vocais. A laringite pode ser um sintoma de resfriados, de broquite, sarampo e até de pneumonia. E se nao for tratada corretamento pode resultar em tumores malignos. As laringites acontecem por causa de vírus que atacam as vias respiratorias ou por alergias. Mas ela também pode ser causada por uma infecção bacteriana. A laringite pode ser crônica ou aguda.

A laringite aguda é rápida, mas a laringite crônica dura bastante e causa rouquidão. Normalmente acontece por causa de muito fumo, excesso de bebida alcoólicas, tosse forçada, substâncias que irritem a laringe ou uso inadequado da voz. Os sintomas da laringite são: mal estar, rouquidão, dores, tosse seca, febre, coceira na garganta, dificuldade para engolir e sensação estranha no pescoço.

Dor de laringite

Dor de laringite

O médico fará o diagnóstico de acordo com os sintomas relatados e pode pedir uma laringoscopia para saber o que realmente estar acontecendo. Se a laringite for aguda e causada por vírus os sintomas passam e nao é necessário tratamento, quando ela é crônica, só deve melhorar depois de uma semana de repouso.

Inalações de vapor e descanços ajudam a melhorar o desconforto. Medicamentos para aliviar a dor e antialérgicos também podem ajudar. Se a laringite for crônica pode ser necessário fazer radioterapia, quimioterapia e cirurgia e em casos graves pode acontecer a retirada da laringe o que resulta na perda total da voz.

Para ajudar no tratamento os pacientes podem evitar fumaças, poeiras ou vapores que irritem a laringe. Devem repousar ou apenas diminuir as atividades diárias. A voz também precisa de descanso, assim é importante falar menos e dormir o máximo que conseguir. Beber líquidos também ajuda. No banho deixe o ambiente ficar com bastante vapor para poder inalar. E pare de fumar para evitar a laringite.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: