Obesidade infantil

A obesidade é um problema muito sério que pode prejudicar muito as crianças

por Everson Alves

A obesidade traz muitos problemas para a saúde de todo mundo e com as crianças nao é diferente. Era mais comum encontrar adultos obesos do que crianças. No entanto, as crianças têm se alimentado muito mal e têm deixado de praticar atividades físicas, então o número de crianças obeso só tem aumentado.

Com tantos lanches, salgadinhos, refrigerantes e doces as crianças se esquecem das frutas, legumes e verduras. Diferente do que os idosos acham, criança gordinha não é um sinal de saúde. É preciso cuidado, pois criança obesa corre sérios riscos de a saúde.

Obesidade infantil. (emilio labrador/flickr)

Obesidade infantil. (emilio labrador/flickr)

Uma criança pode sofrer muito com a obesidade, pode sofrer consequências físicas, emocionais e mentais. As crianças podem ficar tímida e se isolar do mundo. Quando há um aumento muito grande da gordura corporal a pessoa é considerada obesa. Os pequenos obesos podem sofrer muito com os problemas causados pela obesidade quando estiverem adultos, podem ter doenças crônicas. As doenças cardioasculares, pulmonares, ortopédicas e a diabetes tem relação com a obesidade.

A obesidade pode ser um fator genético, um fator cultural ou pode estar relacionado com a falta de exercicios físicos e a má alimentação. As crianças devem ser incentivadas a ter uma dieta saudável e à praticar exercícios. Hoje as crianças ficam no computador, no video game, na televisão e se esquecem de correr, de brincar de pega pega, de esconde esconde, de jogar futebol, pião e andar de carrinho do rolimã, de se exercitar.

Dentistas, nutricionistas e outros profissionais estão se preocupando com a alimentação das crianças. Os pais devem educar as crianças a se alimentar corretamente e a praticarem exercícios para não chegarem a obesidade, ou para se cuidar dela e emagrecer, para então, ter uma vida saudável.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: