Rouquidão

A rouquidão pode ser sinal de maiores complicações

por Everson Alves

Qualquer mudança na voz é considerada rouquidão. A rouquidão pode ser aguda ou crônica. É crônica quando tem uma duração de aproximadamente 15 dias. A rouquidão é a falta de clareza do som. E pode acontecer por causa de gripes, resfriados, após muito esforço vocal ou por angustia e ansiedade.

As cordas vocais são músculos cobertos por mucosa em posição paralela, localizadas na laringe. O cérebro manda comandos para as cordas vocais e elas se juntam para diminuir a saída de ar dos pulmões. Esse estreitamento das cordas vocais gera o som que moldado gera a voz. Ou seja, a voz é o que resulta da vibração das pregas vocais. Quando esse fenômeno não acontece por causa de edemas ou por irregularidades acontece a rouquidão.

Sinusites, pneumonias, alcoolismo, tabagismo, refluxo gastroesofágico, hipotireoidismo, reumatismo, uso de drogas, alergias, alimentação, hábitos como pigarrear ou tossir com esforço, poluição do ar, ar condicionado ou cantar sem orientação podem ser fatores responsáveis pela rouquidão. E defeitos nas cordas vocais podem causar uma rouquidão crônica.

As pessoas devem procurar um otorrinolaringologista quando a rouquidão passa de dez dias. O médico pode indicar um tratamento especifico para cada caso, às vezes é necessário o auxilio de uma fonoaudióloga. Caso o paciente tenha câncer na laringe, o diagnóstico precisa ser rápido para iniciar rapidamente um tratamento.

A rouquidão pode ser dividida em dois grupos, a rouquidão funcional causada pode problemas com o uso da voz e a rouquidão orgânica, quando acontece alguma alteração na anatomia das coras vocais. O tratamento no caso de rouquidão funcional é a fonoterapia. Quando a rouquidão tem causa orgânica, o tratamento pode ter a fonoterapia, mas alguns casos pedem cirurgia para a retirada de nódulos e cistos.

Para ter uma voz saudável e evitar a rouquidão é preciso evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, não consumir café em excesso, não se automedicar, evitar ambientes muito poluídos e evitar gritar ou alterar o padrão da voz. E é importante ingerir bastante líquido para não deixar a garganta seca e evitar a rouquidão.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: