Sinusite

A sinusite afeta muitas pessoas. Procure um médico para um tratamento correto.

por Everson Alves

A sinusite é uma inflamação que ocorre na face, ao redor do nariz. “Sinus” significa seios e “ite” significa inflamação.

As mucosas dos seios da face são ricas de glândulas produtoras de muco, coberta por cílios. O excesso dessa mucosa pode provocar uma inflamação e a pessoa passa a sofrer de sinusite. Mudanças que atrapalhem a drenagem da secreção, infecções ou alergias causam uma inflamação das mucosas, fator que predispõem a sinusite.

Mulher indicando local sinusite

Mulher indicando local sinusite

Existe a sinusite aguda e a sinusite crônica. A sinusite aguda causa dores de cabeça nas áreas mais comprometidas da face. Pontadas, dor forte, pulsátil ou uma sensação de pressão e peso na cabeça podem ocorrer. A maioria das pessoas fica com o nariz entupido, com uma secreção amarela ou esverdeada.

Os pacientes com sinusite podem apresentar como sintomas: febre, coriza, cansaço, tosse, perda de apetite e dores musculares. A sinusite aguda pode durar de uma a quatro semanas.

A sinusite crônica apresenta os mesmo sintomas, mas com mais intensidade. Pode não haver dores na face e febre, mas na maioria das vezes há muita tosse, principalmente na hora de dormir. A sinusite crônica pode durar mais de três meses.

O ideal para o tratamento da sinusite é eliminar toda a secreção em excesso. Quando estiver gripado, resfriado ou com alergia tome bastante líquido e coloque solução salina nas narinas. Inalações, soro fisiológico e vapor de água quente ajudam na eliminação das secreções. O ar condicionado deve ser evitado. E é muito importante procurar um médico sempre que os sintomas da sinusite persistirem.

Quando uma sinusite aguda é tratada errada ela pode se transformar em uma sinusite crônica. Em algumas situações, o médico pode receitar antibióticos para controlar a infecção e a sinusite.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: