Transtorno bipolar

O transtorno bipolar pode ser confundido com outras doenças como a depressão.

por Everson Alves

Transtorno bipolar é uma variação de humor. O paciente com esse transtorno passa de uma fase de hiperatividade à uma fase de depressão. Ou seja, a pessoa está muito feliz, eufórica, muito alegre e de repente muda de humor drasticamente, fica desesperada e triste, se torna depressiva. As pessoas que têm o transtorno bipolar também passam por períodos normais.

As pessoas precisam ter consciência de que ter altos e baixos é normal, isso não significa que você tem um distúrbio bipolar. Os pacientes com transtorno bipolar sofrem mudanças extremas de humor. Esses pacientes também são chamados de “maníaco-depressivo”.

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar pode durar mais ou ser mais intensos, depende da pessoa. É mais comum entre os 15 e os 25 anos, mas pode ser identificada em crianças também. As pessoas que sofrem esse tipo de transtorno podem ser tão depressivas que podem se suicidar ou podem ter uma euforia extrema a ponto de realizar um grande sonho.

Os pacientes com transtorno bipolar muitas vezes se recusam a tomar medicamentos, pois não conseguem aceitar a doença, muitas vezes acham que a euforia que apresentam é normal. Às vezes abusam das drogas e do álcool, gastam dinheiro de uma forma descontrolada e podem se tornar impulsivos, irascíveis, promíscuos e inconsequentes.

Muitas vezes é difícil distinguir uma depressão de uma euforia em pessoas que sofrem o distúrbio bipolar. Até os profissionais da saúde sofrem para dar um diagnóstico correto. Uma pessoa com depressão, normalmente, se isola do mundo, se sente triste, fica sempre quieta, dorme muito, se cansa com facilidade, reclama muito e se sente muito inferior aos outros.

A euforia se manifesta com sentimentos de grandiosidade, muita alegria, entusiasmo, a pessoa eufórica torna-se agitada e acaba dormindo pouco, fala e tem muitas ideias. O paciente ainda pode ter alucinações e delírios. O tratamento de pacientes com transtorno bipolar deve ser feito com medicamentos próprios, indicados apenas por um médico.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: