Fisioterapia respiratória

Fisioterapia respiratória: uma maneira de prevenir e curar os problemas respiratórios

por Everson Alves

A fisioterapia estuda o movimento do corpo humano. E utiliza recursos físicos no tratamento e na cura dos problemas. A fisioterapia respiratória utiliza meios e técnicas no tratamento do transporte de oxigênio. No Brasil, as doenças respiratórias são uma das maiores causas de morte. Com diagnóstico e tratamento, a maioria das mortes podem ser evitada.

A fisioterapia respiratória é feita em casos de disfunção cardiorrespiratória ou quando existe o risco de desenvolver uma dessas disfunções. O objetivo dessa fisioterapia é manter a função respiratória ao máximo. São utilizadas técnicas manuais, instrumentais, exercícios, posicionamento, educação e aconselhamento.

Fisioterapia Respiratória

Fisioterapia Respiratória

Para saber qual a melhor forma de tratamento, o fisioterapeuta precisa realizar exames e avaliações que ajudem a identificar os problemas no paciente. É necessário analisar as características de cada paciente como a idade, a qualidade de vida e os antecedentes médicos.

É possível tratar com a fisioterapia respiratória algumas doenças obstrutivas como a asma, a bronquite e o enfisema pulmonar, as doenças restritivas como a fibrose cística, pneumotórax, derrame pleural, dentre outras. Durante as avaliações, é necessário analisar os sinais vitais (temperatura corporal, tensão arterial, frequência cardíaca e respiratória), avaliar a mobilidade, a auscultação pulmonar, a percussão e a avaliação radiológica.

O tratamento pode ser realizado com técnicas coadjuvantes como a drenagem postural, técnicas de eliminação de secreções, exercícios aeróbicos, treinos de força e outros.

Quando um paciente está na UTI, a fisioterapia respiratória tem objetivos diferentes, pois auxilia na manutenção das funções vitais, prevenindo e tratando doenças cardio-pulmonares, circulatórias e reduzindo as chances de complicações. Com esses tratamentos, o tempo do paciente na UTI diminui, além de diminuir a ocorrência de sequelas.

Além desses tratamentos de fisioterapia respiratória, veja os principais tratamentos de fisioterapia.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: