O que é tendinite?

Saiba um pouco mais deste mal tão comum, a tendinite.

por Everson Alves

Tendinite é uma inflamação nos tendões que pode se mecânica ou química, a primeira é causada por um esforço prolongado e repetitivo que sobrecarregue o corpo e a segunda é a desidratação que acontece quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados devido a uma alimentação incorreta e toxinas no organismo.

Todas as partes do corpo que dobram como mãos, pescoço e pés são repletas de tendões. Os ossos, que são rígidos, precisam, por exemplo, dos músculos e dos tendões para se dobrarem nas extremidades, entre um osso e outro. Músculos e tendões são formados de fibras. Os tendões são fibras agrupadas em feixes, que se situam entre os músculos e o osso. A tendinite muitas vezes pode ser confundida com artrite reumatoide por isso é necessário procurar um medico para diagnosticar o problema.

Raio-X de uma tendinite com calcificação. (elmundo/flickr)

Raio-X de uma tendinite com calcificação. (elmundo/flickr)

Quem tem tendinite pode sentir dores ao fazer alguns movimentos como subir escadas, caminhar, dobrar os joelhos ou mesmo com determinada postura.

A tendinite mais comum é o tendão de Aquiles e na parte superior da perna em corredores, ou no caso dos nadadores ou arremessadores a tendinite ocorre nos tendões do manguito rotador da articulação de ombro. Mas pode acontecer em qualquer tendão que realize esforço.

O problema pode ser tratado de várias formas, desde a indicação de um anti-inflamatório até a imobilização do membro afetado. O melhor tratamento é o repouso e após esse período se necessário é indicado que o paciente faça fisioterapia. Uma técnica indicada é a crioterapia, ou seja, aplicação de gelo.

Quando se trata de tendinite química é necessário uma dieta alimentar, indicada pelo medico, para prevenir a desidratação. A tendinite pode deixar sequelas quando não é tratada corretamente. A pessoa pode sofrer até uma ruptura do tendão após um período de inflamação mal cuidada.

Uma pausa em trabalhos repetitivos, uma alimentação correta, instruir pessoas que digitam muito, atletas, pianistas, dentre outros pode ajudar na prevenção da tendinite. Meia hora a mais de exercícios ou excesso de peso pode ser um problema que impeça um trabalho prolongado ou uma competição.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: