Fenergan

Fenergan e tratamento do sono e efeitos colaterais de medicamentos antipsicóticos.

por Everson Alves

Fenergan é um medicamento usado pelos psiquiatras no combate aos efeitos colaterais dos antipsicóticos e para induzir o sono. Também é indicado para o tratamento de reações alérgicas, como rinite, conjuntivite, coceira, urticária, angioedema, espirros, corrimento nasal, além de ajudar a prevenir vômitos no pós-operatório e em viagens.

O seu nome genérico é Cloridrato de Prometazina. O fenergan é vendido em forma de comprimidos com 25 mg, cada caixa tem 20 comprimidos ou em caixas com 25 ampolas de 2 ml. O médico é quem indica a quantidade que o paciente deve tomar.

Normalmente o fenergan é dividido ao longo do dia e acompanha o antipsicótico, sua dose é mais forte de noite porque como ele dá sono durante o dia ele pode causar alguns problemas de sonolência. Por exemplo, normalmente é indicado 25 mg meia hora antes de uma viagem para evitar enjôos e a dose pode ser repetida a cada 8 ou 12 horas.

Aplicação Creme Fenergan (Blog Meu Pedal http://meupedal.wordpress.com/)

Aplicação Creme Fenergan (Blog Meu Pedal http://meupedal.wordpress.com/)

Ele pode ter como efeito colateral secura na boa, visão embaçada, sedação, sonolência, midríase, palpitações, prisão de ventre, bradicardia, taquicardia, alterações na pressão arterial, vertigens, falta de coordenação, tremores, confusão mental, urticária, edema, anemia hemolítica e retenção urinária. Mas é sempre importante relacionar os efeitos colaterais aos benefícios do medicamento.

Durante os primeiros meses da gravidez é importante evitar o fenergan para não ter problemas com a má formação do feto. O medicamento é contra-indicado para pacientes com discrasias sanguíneas ou com antecedentes de agranulocitose. Pacientes com riscos de retenção urinária e com glaucoma também não podem usar. E não deve ser usado por crianças menores de 2 anos. Usar o fenergan com outro medicamento é importante ficar atento aos efeitos dos dois medicamentos juntos.

Caixa de Fenergan

Caixa de Fenergan

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: