7 dicas de uma alimentação saudável

Conheça alguns truques para se alimentar de forma adequada.

por Everson Alves

Muita gente tem em mente que ter uma alimentação saudável é comer muito pouco e apenas frutas e verduras. Com esse pensamento, surgem inúmeras dietas milagrosas, impossíveis de serem seguidas e o pior de tudo, elas não fazem bem ao seu corpo.

A chave para se alimentar bem é justamente não ficar preso a muitas regras. O mais importante é ter uma alimentação balanceada, consumindo uma variedade de comida de todos os grupos alimentares, numa proporção boa para sua saúde.

Os grupos podem ser divididos em:

  • Pão, arroz, massa e batata;
  • Vegetais e frutas;
  • Leite e derivados;
  • Ovos, carnes;
  • Comidas e bebidas com açúcar.
Frutas, vegetais e legumes devem ser a base de uma alimentação com saúde. (foto: Gilabrand/CC)

Frutas, vegetais e legumes devem ser a base de uma alimentação com saúde. (foto: Gilabrand/CC)

Uma medida para medir a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos diariamente são as calorias. A definição de caloria é a quantidade de energia que cada tipo de alimento possui. Alguns dados interessantes são: os carboidratos e proteínas geram 4 calorias por grama, as gorduras 9 cal/g e o álcool 7 cal/g.

Mais informações sobre a tabela de calorias dos alimentos

Abaixo foram elaboradas 7 dicas para uma alimentação mais saudável:

  1. Beba bastante água. Um dado interessante é que muitas pessoas tomam apenas um copo de água por dia e vivem desidratadas. Isso é muito ruim para a saúde. Nosso corpo é 75% água, ou seja, a água é um alimento essencial para uma vida saudável. A água ajuda todos os sistemas do nosso corpo, especialmente os rins, eliminando várias toxinas do corpo.
  2. Não seja muito rígido. Viva a vida, não fique refém de sua alimentação. Comer e beber devem ser atos agradáveis em sua vida, isso faz muito bem para seu corpo e seu coração, mesmo que a comida seja um chocolate ou uma porção de batata frita.
  3. Coma bastante vegetais, frutas, grãos e legumes. Esses alimentos devem ser consumidos bem frescos, se possível plante em sua casa. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e carboidratos complexos.
  4. Coma pouco. A não ser que você seja um atleta e necessite de grande quantidade de calorias por dia, você deve comer com moderação. Uma pessoa normal precisa em média de 2 mil calorias. Tenha sempre em mente: não alimente mais que seu corpo necessita. Se necessário, consulte aTabela de Calorias dos Alimentos.
  5. Faça as mudanças na sua alimentação devagar. Como tudo na vida, vá se acostumando com sua nova alimentação. A maioria dos regimes e dietas não funcionam justamente por serem radicais demais. Faça um planejamento, por exemplo: sua meta vai ser em 6 meses passar a comer melhor. No primeiro mês tente retirar os doces e gorduras em excessos, no segundo coloque mais verduras e frutas na sua alimentação e assim por diante. Lembre-se, não tenha pressa, o importante é que as mudanças venham para ficar pelo resto da sua vida.
  6. Controle a quantidade de açúcar e sal da sua alimentação. É bastante normal gostar de chocolates e guloseimas em geral. Mas é muito importante consumir pouco esses alimentos. A açúcar é um vilão para uma alimentação saudável, ele ajuda a causar diabetes, osteoporose, enxaqueca, depressão e outras doenças. O sal e o açúcar poderiam ser consumidos em maiores quantidades, não fosse a excessiva quantidade de aditivos acrescentados no processo de fabricação nas indústrias. O sal em excesso causa hipertensão arterial.
  7. Pratique exercícios físicos. Além de gastar calorias de seu corpo, a prática regular de algum esporte traz um bem-estar muito grande. De bem com a vida, você terá mais disciplina e vontade para se alimentar bem e ter uma vida mais saudável.

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