Alimentos essenciais na sua cozinha

Fontes de vitaminas, minerais e proteínas eles devem fazer parte de uma dieta saudável.

por Everson Alves

Alguns alimentos são essenciais para a saúde. Vitaminas, minerais e proteínas devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, ou seja, a alimentação deve ter todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

De cereais a vegetais e de líquidos a sólidos, alguns alimentos previnem muitas doenças e combatem as mais diversas complicações em termos de saúde. Vamos falar um pouco dos principais:

Aveia: possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas e carboidratos e é rico em fibras solúveis. Ajuda a prevenir doenças cardíacas, emagrece, ajuda a reduzir o colesterol “ruim” (LDL), atua na prevenção do câncer do intestino e do tubo digestivo e ajuda no diabetes.

Peixe: fonte de proteína, ferro e outros minerais. Deve fazer parte da dieta duas vezes por semana. Pode reduzir o risco de desenvolvimento de Alzheimer, previne artrite e depressão.

Soja: uma leguminosa nutritiva, fonte de proteínas, ferro e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer de próstata e do câncer de mama.

Brócolis: contêm fitoquímicos que inibem o desenvolvimento de bactérias causadoras de gastrite e de úlcera estomacal e ajudam na prevenção do câncer.

Alho: ajuda no diabetes, previne o derrame e a gripe, ajuda a manter a pressão arterial regulada e a diminuir o colesterol “ruim” (LDL). Tem um elevado valor nutricional com vitaminas A, B2, B6 e C.

Alimentos que são essenciais na sua cozinha. (kkalyan/flickr)

Alimentos que são essenciais na sua cozinha. (kkalyan/flickr)

Azeite: é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o colesterol “bom” (HDL) e a reduzir o colesterol “ruim” (LDL). Também tem propriedades antioxidantes, previne o câncer e combate às doenças cardíacas.

Tomate: alto teor de licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres. Rico em vitaminas A e B, fósforo, potássio, ácido fólico, cálcio e frutose. Previne o câncer de próstata e fortalece o sistema imunológico.

Iogurte: é indicado para a prevenção do câncer e para o controle do colesterol, ajuda a impedir a osteoporose. Atua no equilíbrio da microflora intestinal e nas disfunções do trato intestinal.

Folhas verdes: fontes de fibras alimentares, vitaminas e sais minerais, fazem parte dos chamados alimentos reguladores.

Carne vermelha: rica em proteínas, vitamina B12 e ferro. É importante consumir pelo menos uma vez por semana.

Leite: fornece cálcio e vitamina A, além de possuir proteínas.

Laranja: fonte de vitamina C, possui flavonoides responsáveis na prevenção do câncer. O suco deve ser tomado assim que for preparado pois o processo de oxidação é rápido. O bagaço é uma fonte de fibras e auxilia o funcionamento intestinal.

Chá: bebida estimulante que combate o envelhecimento das células, fortalece os ossos, controle a pressão arterial e a reduz o risco de câncer, doenças do coração, gastrite e derrame cerebral.

Maçã: fonte de pectina, fibra que reduz o colesterol e os níveis de glucose, e de vitamina C, um antioxidante fundamental.

Vinho: auxilia a controlar a hipertensão, reduz o risco de problemas cardíacos e ajuda a prevenir o câncer.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: