Dieta do carboidrato

A dieta do carboidrato pode trazer bons resultados no emagrecimento, porém deve ser realizada com acompanhamento médico.

por Everson Alves

A dieta do carboidrato é muito simples, ela é a baseada na ingestão de proteínas porque é preciso evitar qualquer tipo de carboidrato. Carboidratos incluem açúcar e massa. Frutas só devem ser consumidas depois de 15 dias do início da dieta. Essa dieta funciona desde que você não a quebre nem com uma xícara de café com açúcar.

Após a pessoa ficar 48 horas sem comer carboidratos, o organismo começa a gastar a gordura armazenada, pois o cetônico entra em ação no organismo. O cetônico fica sem funcionar quando não há a ingestão de carboidratos. Quando não há carboidratos o cetônico age como um dietético, energético, laxante, relaxante e tira o apetite.

Prato típico da dieta do carboidrato. (Cam Switzer/flickr)

Prato típico da dieta do carboidrato. (Cam Switzer/flickr)

Quando há a ingestão de carboidratos é preciso começar tudo de novo. Para que o corpo não sinta a falta de açúcar no sangue, o organismo transforma toda a gordura em glicose para você não ter hipoglicemia. Antes das 48 horas, ou melhor, antes do cetônico se formar, é possivel que você sinta muita fome, por isso não deixe de comer.

Nessa dieta você pode comer o quanto e quando quiser, desde que não coma carboidratos. O organismo precisa de 300 a 800g de carboidratos diariamente, na falta dele o organismo passa compensar o carboidrato com as gorduras armazenadas.

Nunca faça a dieta do carboidrato por mais de 30 dias e durante a dieta sempre que sentir fome coma e tome bastante líquido. Durante as primeiras semanas é normal sentir fraqueza. Por isso como muita verdura, carnes e peixes. Alguns alimentos são livre na dieta, por exemplo legumes e verduras. As bebidas como o café, o chá mate e o chá de ervas devem ser ingeridas sem açúcar, refrigerantes diet e light são permitidos.

Carnes, linguiça de porco, queijo de todos os tipos, presunto, peixes, aves e ovos são ricos em proteinas e devem ser ingeridos. Azeite, margarina, toucinho, banha, manteiga, nozes, castanha, bacon, maionese, creme de leite são ricos em gordura e também podem ser consumidos. De sobremesa sempre escolha gelatinas dietéticas ou frutas como: laranja, mexerica, maça, abacaxi, mamão e pêra. Após os primeiros 15 dias de dieta é possível ingerir melão, melancia, abacate e manga.

Nunca coma: alimentos com carboidratos como: macarrão, pães, bolachas, arroz, feijão, cereais, milho, batata, mandioquinha, mandioca, aveia, ervilha, lentilha, cenoura, sagú, achocolatados, kibe, salame, coxinhas, iogurtes e doces e frutas em conserva. Antes de iniciar uma dieta de carboidratos procure um médico.

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