Energia fácil e rápida para o corpo

Barras energéticas e alguns alimentos são ótimos para injetar muita energia no corpo e preparar para a prática do esporte.

por Everson Alves

Barras energéticas, géis e bebidas esportivas são tão eficazes que é difícil imaginar a vida sem eles. Especialmente desenvolvido para atletas de resistência, esses produtos oferecem a combinação correta de nutrientes em um único produto. É preciso encontrar alternativas adequadas ao seu organismo.

É importante provar os produtos para saber qual é o melhor para seu organismo e qual o sustentará durante um longo esforço. Essas combinações de carboidratos devem fazer bem para você, por isso é importante experimentar. O que funciona para uma pessoa durante a corrida, pode não funcionar para outra.

Algumas pessoas se reabastecem, durante a corrida, com fatias de laranja. É importante evitar ingredientes como óleos parcialmente hidrogenados, xarope de milho de alta frutose, e corantes artificiais. Também é bom comer frutas secas, biscoitos e barras de granola.

Gel energético com proteína e carboidrato. (John Rees/flickr)

Gel energético com proteína e carboidrato. (John Rees/flickr)

Barras energéticas e géis são, naturalmente, a primeira recomendação para a ingestão de carboidrato antes ou durante uma corrida. Pequenas guloseimas podem ser consumidas também, são uma boa escolha para pessoas que não conseguem tolerar alimentos sólidos, mas ainda precisa de uma rápida fonte de carboidratos simples.

As bebidas esportivas, que hidratam os corredores, são facilmente consumidas e é difícil ficar sem elas. A fórmula depende de uma concentração específica de carboidratos, de preferência, entre quatro e oito por cento. Mas é preciso provar diferentes marcas de bebidas esportivas, e tentar pequenas quantidades por um longo período de tempo. Ou é possível fazer a sua própria bebida, por exemplo, meia xícara de suco de laranja e uma pitada de sal, em quatro copos de água.

Antes de se preocupar com o que comer ou beber durante a corrida é importante saber das suas necessidades. Se você está devidamente alimentado e hidratado antes de um treino curto (30 minutos, por exemplo), não vai precisar de nada durante a corrida. Mas se você está planejando correr mais de uma hora, provavelmente vai ter um melhor desempenho com o aumento de energia a partir de uma bebida esportiva ou de um lanche.

Seja o primeiro a comentar!

Participe, deixe um comentário: